TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Do Mercado De Fatores De Produção

Dissertações: Estruturas Do Mercado De Fatores De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  5.689 Visualizações

Página 1 de 4

Bibliografia

Marco Antonio S. Vasconcellos, e Manuel E. Garcia. Fundamentos de Economia. 2º edição.

WWW.google.com.br.

WWW.wikipedia.org

Estruturas do mercado de fatores de produção

O mercado de fatores de produção (mão de obra, capital, terra e tecnologia), apresenta diferentes estruturas. Como o mercado de fatores depende da demanda de insumos pelos setores produtores de bens e serviços, ou seja, deriva do mercado do produto, a demanda por esses fatores é chamada de demanda derivada. Por exemplo: a demanda de autopeças deriva da demanda de automóveis; se reduz a demanda de automóveis, cai também a demanda por autopeças.

As estruturas no mercado de fatores são resumidas a seguir:

1. Concorrência perfeita no mercado de fatores:

Corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção (por exemplo, mão-de-obra, não especializada), é abundante, o que torna o preço desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores, como são em grande número, não têm condições de obter preços mais elevados por seus serviços.

A concorrência perfeita no mercado de fatores é uma situação de mercado limite, onde nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder para influenciar o preço ou quantidade. É necessário verificar diversas condições, como: a existência de um grande numera de empresas a fabricar o mesmo produto, a existência de consumidores, a existência de barreira de entrada e saída de empresas no mercado e entre outros. Desta forma todas as empresas iriam enfrentar uma procura perfeitamente elástica, fazendo assim com que seu preço se mantenha normal, não elevando o preço do mercado. Um exemplo seria o sistema bancário nacional, que após os bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil baixar os juros, os demais fizeram o mesmo para não perderem clientes.

2. Monopsônio (monopólio na compra de insumos):

Corresponde uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. É o caso da empresa que se instala em uma determinada cidade do interior e, por ser a única, torna-se demandante exclusiva da mão-de-obra local e das cidades próximas, tendo para si a totalidade da oferta de mão-de-obra.

O monopsônio é conhecido como monopsonista. Também é um tipo de competição imperfeita. Tendo poder de mercado e podendo influenciar nos preços, os monopsonistas variam apenas na quantidade comprada. Um exemplo de monopsonio seria uma indústria de laticínios que é a única compradora e os vários produtores de leite de certa região os vendedores. A empresa se compromete a comprar toda a produção e produzir diversos produtos derivados do leite, criando assim um monopsônio.

3. Oligopsônio (oligopólio na compra de insumos):

O oligopsônia é um mercado com poucos compradores e com mais vendedores, tornando-se uma competição imperfeita.

Tendo poder de mercado, os oligopsonistas podem influenciar os preços de certos bens, podendo variar somente em quantidade adquirida. Um exemplo de oligopsônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com