TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício De Ciências

Trabalho Escolar: Exercício De Ciências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

REINCIDÊNCIA DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: CAUSAS E MOTIVOS NA PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA

RECURRENCE OF ADOLESCENT PREGNANCY: CAUSES AND MEMORANDUM IN NURSE'S PERCEPTION OF STRATEGY IN THE MUNICIPALITY OF FAMILY CAXIAS-MA Camila Rayane Araujo Oliveira¹

Luciana Magna Barbosa De Jesus²

RESUMO: O estudo objetivou conhecer a percepção do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família do município de Caxias em relação à reincidência de gravidez na adolescência. Refere-se a um estudo que foi desenvolvido de forma exploratória com abordagem qualitativa. Participaram quatorze enfermeiros da Estratégia Saúde da Família da zona urbana do município de Caxias – MA. Percebeu-se que segundo a ótica do enfermeiro ainda existe um problema muito grande relacionado à falta de informação bem como um forte problema cultural e social ligado ao tema, o trabalho de educação em saúde é desenvolvido de maneira intensiva, porém os esforços envolvidos não são, o que gera frustração ao enfermeiro por perceber que seu trabalho não resulta da forma que gostaria.

Palavras chave: Gravidez – Adolescentes- Reincidência-Percepção-Enfermeiros

ABSTRACT:. The study investigated the perception of the nurse's Family Health Strategy of Caxias in relation to recurrence of teenage pregnancy. Refers to a study that was developed from an exploratory qualitative approach. Fourteen nurses attended the Family Health Strategy in the urban area of the municipality of Caxias - MA. It was noticed that from the viewpoint of nurses there is still a very big problem related to the lack of information as well as a strong cultural and social problem linked to the theme, the work of health education is developed intensively, but the efforts involved are not , which creates frustration for nurses to realize that their job does not work the way you want.

Keywords:. Pregnancy - Teens-Recurrence-Perception-Nurses

______________________________

¹ Graduanda em Enfermagem – Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. E-mail:. alimacaraujo123@gmail.com

² Especiaista em Enfermagem -- Universidade Estadual do Maranhão-UEMA . E-mail: luciana magnabarbosadejesus@hotmail.com

1 INTRODUÇÃO

A adolescência é compreendida como o período entre a infância e a idade adulta, variando dos dez aos dezenove anos. A fase é caracterizada pelo intenso crescimento e desenvolvimento humano na qual acontecem marcantes transformações anatômicas, fisiológicas, mentais e sociais no indivíduo. (ACIOLI, 2008)

É neste período de transição que a sexualidade se aflora e que muitos indivíduos iniciam sua vida sexual. Para a saúde pública tal questão é um motivo de preocupação, pois sua prática está intrinsecamente relacionada a problemas decorrentes do ato sexual, como a gestação indesejada, o abortamento e a exposição às doenças sexualmente transmissíveis.

A gravidez na adolescência é um dos desfechos da prática sexual que pode ser influenciada por fatores internos e externos, como o desejo consciente ou inconsciente de engravidar. O tipo de relacionamento familiar, especialmente entre pais e filhos, pode ser um fator desencadeante da vontade inconsciente de engravidar, como apontado por uma pesquisa recente na qual foi observado que muitas adolescentes que engravidaram nesta fase eram filhas de mães que também engravidaram durante a adolescência. (BORGES, 2005)

A gestação também pode resultar do déficit de conhecimento sobre os métodos contraceptivos ou mesmo do uso inadequado dos mesmos, do desconhecimento da anatomia e da fisiologia da reprodução e das possíveis consequências das relações sexuais desprotegidas ou ainda, a utilização de métodos contraceptivos de baixa eficiência e a diminuição da capacidade de julgamento devido ao efeito de bebidas alcoólicas e drogas. (DAMIANI, 2005)

O período da adolescência e o processo gestacional são eventos imprescindíveis para o desenvolvimento do indivíduo e para a perpetuação da espécie humana, além de serem identificados como períodos que demandam a atenção das políticas públicas de saúde. Entretanto, perpetuar a espécie na adolescência pode ser dês estruturante, podendo apresentar pesada carga emocional, física e mental, fazendo com que não sejam vivenciados importantes estágios de maturação psicossexual, conduzindo a uma aprendizagem exploratória do próprio corpo e do outro.

Como consequência, a gravidez entre adolescentes pode levar à desorganização familiar, abandono escolar, afastamento social e do mercado de trabalho, além do abalo emocional gerado no contexto individual e familiar. Vista por esse aspecto, uma gestação nesta fase pode causar empobrecimento, na medida em que dificulta a permanência do adolescente na escola e a família nãodispõe de recursos suficientes para as demandas da adolescente e seu filho, principalmente nas classes sociais menos favorecidas.

Com o aumento do número de gestantes adolescentes surgem grandes desafios para a atenção à saúde da mulher e da criança, em face à imaturidade do corpo feminino, que pode sofrer algum tipo de comprometimento. Entre as mulheres com idade entre 15 a 19 anos a chance de ocorrência de morte é duas vezes mais elevada que as maiores de 20 anos, e entre as menores de 15 anos é ainda cinco vezes maior. Além disso, uma alta incidência de complicações maternas como hipertensão gestacional, infecção urinária e anemia são registradas nesta fase.

A repetição da gravidez nas adolescentes é considerada como agravante ao problema, uma vez que o período gestacional ideal para o organismo feminino é desrespeitado, situação que pode conduzir a condições maternas e perinatais desfavoráveis.

Partindo deste contexto, esta pesquisa objetivou identificar, mediante a percepção dos enfermeiros atuantes nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias-Ma, quais as razões existentes para a reincidência de gravidez na adolescência.

Esta pesquisa possui relevância partindo do princípio que apesar da existência de muitos investimentos governamentais no sentido de combater os casos de gestação precoce e principalmente a repetição da mesma, ainda existem muitos fatores que colaboram para que o trabalho não alcance o objetivo esperado. Dessa forma, os resultados aqui obtidos poderão contribuir para uma posterior reflexão sobre que ações podem ser viabilizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com