TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento De óptica

Casos: Experimento De óptica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO ......................................................................................................3

2.OBJETIVO..............................................................................................................6

3.PARTE EXPERIMENTAL.....................................................................................7

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO ............................................................................................................8

5. CONCLUSÕES.....................................................................................................10

6. BIBLIOGRAFIA...................................................................................................11

1.INTRODUÇÃO

Um dos grandes cientistas do século XIX, John Tyndall, nascido na Irlanda em 1820,fezmuitas contribuições para física,química,geologia,e ciências atmosféricas.Em 1853 ao ser nomeado professor começou a trabalhar ao lado Michael Faraday. Incansável pesquisador sobre raios luminosos, em 1869 [1], observou que em uma sala escura, feixes de luz seformavam através da poeira suspensa no ar, este efeito ficou conhecido como Efeito Tyndall.[2]. Este fenômeno ocorre devido à dispersão da luz pelas partículas coloidais, que ficamsuspensas no meio devido ao movimento browniano [3]. Esses colóides (são misturas em queas substancias não se separam sob a ação da gravidade, somente por filtros extremamentefinos ou centrifugadoras extremamente potente, sendo o leite um exemplo dessa mistura)dispersam fortemente a luz, pois as partículas dispersas tem tamanhos semelhantes aocomprimento de luz visível (entre 1 nm e 1000 nm). Essa descoberta permitiu a Tyndall ter uma idéia do porque o céu é azul [4].Em 1952, o físico Narinder Singh Kapany, com base nos estudos efetuados pelo físico JohnTyndall de que a luz poderia descrever uma trajetória curva dentro de um material (noexperimento de Tyndall esse material era água), pode concluir suas experiências que olevaram à invenção da fibra óptica. A fibra óptica é um excelente meio de transmissãoutilizado em sistemas que exigem alta largura de banda. [5]A fibra óptica transmite ondas eletromagnéticas, podendo utilizar sinais de luz codificados para conduzir dados (informações), necessitando de um conversor de sinais elétricos parasinais ópticos. Constituída por duas camadas: o revestimento e o núcleo, onde ocorre atransmissão da luz propriamente dita, que só é possível graças a uma diferença de índice derefração entre o revestimento e o núcleo.O raio de luz incidente deve proceder de um meiomais refringente para um de menor índice de refração, onde a luz vai se afastando da normaltendendo a superfície,quando esse ângulo de incidência for maior que o ângulo limite(maior ângulo de refração possível), o raio sofrera a reflexão total,ou seja, toda a luz passa a ser refletida ao meio proveniente. Para o cálculo do ângulo limite utiliza-se a seguinte fórmula:

Sen θL = n1/n2 .

Onde θL é o ângulo limite, n1 o índice de refração do meio externo e n2 do meio interno [6].

Tabela I: Índice de refração [6]

Ar 1.00

Água 1.33

Vidro 1.50

John Tyndall, provavelmente nem imaginava a grande revolução que suas descobertas e conceitos trariam ao mundo, tanto no setor de comunicação, como na medicina (possibilitando ate mesmo operações via internet) [7].

2.OBJETIVO

•Esta experiência tem como objetivo simular os efeitos de uma fibra óptica,demonstrando assim a reflexão interna total de um feixe de luz laser (655 nm) e ainda verificar o espalhamento da luz em colóides.

3.PARTE EXPERIMENTAL

a. Materiais:

• Garrafa PET transparente;

• Canudo de plástico;

• Laser;

• Estilete;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com