TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos

Trabalho Escolar: Experimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Experimento1

1)O que acontece e por que acontece?

Quando o canudo é atritado na toalha de papel este recebe uma carga (positiva ou negativa). Assim que o canudo já carregado se aproxima dos papéis de carga nula, as suas respectivas cargas opostas se atraem ‘grudando’ os papéis no canudo temporariamente.

2)Por que os pedaços de papel caem após o contato com o canudo?

O canudo possui certa carga excedente gerada pelo seu atrito com a toalha de papel, quando o canudo entra em contato com os papéis nulos uma pequena quantidade de carga é compartilhada entre o canudo e os papéis que ficam com uma carga do mesmo tipo que o canudo (não interessa se positiva ou negativa) deixando de serem nulos ,como suas cargas passam a possuir sinais idênticos elas se repelem e os papéis se soltam do canudo.

Experimento2_Eletróforo

1)Explique o que acontece e quais foram as diferenças na iluminação nos quatro casos.

A placa inicialmente é carregada utilizando-se o papel, com a placa bastante carregada se encosta a respectiva lâmpada na placa e esta se ascende.

Com a primeira lâmpada se emitiu uma luz relativamente fraca por repetidas vezes (levando em conta a baixa quantidade de energia requerida).

Com a segunda lâmpada se fez necessária uma quantidade maior de energia (dado a maior necessidade energética da lâmpada), se for utilizada a mesma quantidade energética da primeira parte do experimento a lâmpada não iria nem mesmo ascender, mas utilizando uma carga proporcional o e efeito seria idêntico ao da primeira lâmpada.

Quando se utiliza o disco condutor sobre a placa (já carregada) o experimento muda de figura, pois o disco coleta a carga antes distribuída em vários pontos na placa e a concentra em uma área menor, assim quando a primeira lâmpada é posicionada sobre o disco se emite uma luz mais forte, porém só se ascende uma vez. Com a lâmpada maior (considerando que receba uma carga proporcional) o efeito é o mesmo.

Experimento3_Eletroscópio

1)Como você justifica essas observações?

O eletroscópio é um aparelho utilizado para detectar cargas. Quando se atrita o canudo contra o papel ele recebe uma determinada carga, assim que se encosta o canudo no eletroscópio a carga do canudo ‘desce’ e se distribui nas duas folhas que passam a ter mesma carga e, portanto se repelir. Quando se retira o canudo e se encosta o dedo as cargas excedentes da folha ‘sobem’ em direção ao dedo retornando as folhas ao seu estado natural.

Experimento4_gerador de Van de Graaff

1)O que aconteceu? Explique o fenômeno observado.

O gerador quando ligado ioniza o ambiente a sua volta, o campo elétrico gerado reagirá com o campo do fogo, mas como o campo do gerador é muito mais forte irá tencionar o fogo a sua presença como um ‘vento iônico’ inclinando-o, quando o gerador é desligado a situação continua até a esfera voltar a seu estado natural(de carga nula)o que faz a chama também voltar a seu estado inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com