TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ÉRICA PATRÍCIA FERREIRA DO NASCIMENTO

TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

[pic 3]

Oriximiná

2014

ÉRICA PATRÍCIA FERREIRA DO NASCIMENTO

TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estatística e indicadores sociais, Economia Política, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social II.

Prof. : Clarice Kernkamp, Sergio Goes , Marilucia Ricieri e Paulo Sergio Aragão

Oriximiná

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL................................................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................9

REFERÊNCIAS.................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

       Este trabalho, tem como objetivo, ressaltar as principais inflexões observadas na trajetória da mudança social no Brasil. Além de apresentar reflexões sobre o desenvolvimento histórico no País, entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para o desdobramento das políticas sociais, aprimoramento do serviço social, e a incorporação de novos elementos na (.............).

      Refletiremos também, à respeito da atual fase do capitalismo brasileiro, que tem como característica, o neodesenvolvimentista. Uma vez que, é o responsável pela inserção do País, no circuito das potências emergentes, as Brics. As Brics é um acrônimo, formado pelas primeiras letras dos quatro países fundadores do Bloco das atuais nações ditas emergentes, que são: Brasil, Rússia, Índia, China, e recentemente incluída à África do Sul.

      Veremos também, fatos socialmente regressivos, conquistas economicamente promissoras a respeito do nosso País.

 

  1. TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

A desigualdade é um aspecto marcante da história do Brasil. No entanto, iremos desenvolver um texto abrangendo somente os períodos de 1960 a 1980, onde observaremos, de que forma ocorreram, ou ainda ocorrem alguns problemas sociais, como por exemplo, a disputa que acontece desigual entre capital e trabalho, por ganhos particulares.

No Brasil, no último ciclo de expansão produtivo durou cinco décadas (1930 a 1980), estabelecendo a economia social, um papel secundário e subordinado às decisões de gastos dos setores privado e público.

O primeiro padrão de mudança social, caracterizou-se por uma forte expansão na renda per capta, acompanhada de significativos crescimentos das desigualdades na repartição da renda pessoal durante o período de 1960 à 1980. O País seguiu orientado pelo avanço do projeto de industrialização nacional, com o importante impacto decorrente do movimento geral de urbanização.

A história mostra, que o País sofreu grandes transformações, que mudaram de forma marcante à sua fisionomia econômica, política, social e cultural. Naquela época predominou a máxima governamental de atribuir à dinâmica do rápido crescimento econômico a própria responsabilidade pela trajetória da distribuição de renda, o que deixava, por consequência, papel residual e estreito ao avanço da autonomia relativa do gasto social. O Brasil antes de 1930, era considerado um País rural, agrícola, restrito às elites, e voltado para o exterior. Mas, em razão das mudanças sofridas, hoje é considerado um País urbano, industrializado, voltado para dentro, e com características de Estado nacional. Tais mudanças se deram por uma forte ingerência do Estado, no processo de industrialização interna.

O Estado brasileiro, criou serviços públicos básicos, incluindo os sociais. Foi em meio à essa reorganização econômica, social e política, que a política social no Brasil se instituiu nos anos 1930, associada formalmente à direitos sociais reivindicados por trabalhadores organizados. Isso tudo aconteceu no período militar; ou seja, no período da ditadura. Com a queda da mesma, a política social, foi amplamente utilizada como compensação ao cerceamento dos direitos civis e políticos, praticado pelo Estado.

Por volta de 1970, ao findar o ciclo expansivo da economia internacional, todo o mundo capitalista, conheceu uma nova crise, que prolonga-se até os dias atuais. Causada por desequilíbrio entre acumulação e consumo, e pela transformação do excedente produzido pela economia real em capital financeiro.

Cabe mencionar que, mesmo o Brasil vivenciando altos e baixos do híbrido do seu desenvolvimento, e da sua política social, o País assistiu em 1985, ao fim da ditadura, a conquista de maior simbolismo, que foi a promulgação, em 1988, da Constituição da República (CF/88), conhecida como “CIDADÔ.

Somente com a Constituição Federal de 1988, responsável pela consolidação dos grandes complexos do Estado de Bem-Estar Social no Brasil, especialmente no âmbito da seguridade social (saúde, previdência e assistência social), que o gasto social como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) passou a crescer, salvo o seu congelamento relativo durante a década de 1990, conduzido pelas políticas neoliberais.

O impacto econômico do avanço do Estado de Bem-Estar Social no Brasil inda não tem sido adequada e plenamente percebida. Tanto assim que continua a se manifestar constantemente à perspectiva liberal-conservadora, que considera o gasto social secundário, quase sempre associado ao paternalismo de governantes e, por isso, passivo de corte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com