TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  5/1/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.726 Palavras (15 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Filosofia e Serviço Social

Docente: Osmar Pancera

Discentes: Gisele Ribeiro dos Santos

Rodrigo Silva e Silva

Thayná Beatriz L. Ipiranga

MAX WEBER

Abaetetuba – PA

2017

▪ HISTÓRIA DE VIDA

Karl Emil Maximilian Weber – Max Weber – nasceu em Erfurt, Turíngia,

Alemanha, no dia 21 de abril de 1864, foi um importante sociólogo e destacado economista alemão. Max Weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de um protestante e de uma calvinista de classe média alta, Weber nasceu e teve sua formação intelectual no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha, período no qual a sociologia buscava também afirmar-se enquanto ciência. Suas formulações podem ser vistas como produtos de seu contexto, visto que somente ao início do século XIX a Alemanha passava pelo seu processo de industrialização — tardiamente quando comparado à expansão urbana e formação da burguesia industrial na Inglaterra e na França ainda no século XVIII; onde floresceram o Positivismo, e o Evolucionismo, resultando em uma metodologia sociológica voltada aos anseios da sociedade industrial, e à ela adaptada. Entre os grandes pensadores da Sociologia, é considerado um dos autores mais influentes. Seus trabalhos possuem enorme abrangência de assuntos e voltam-se para áreas do pensamento político, do Direito, da História e da Economia. Essa característica acabou tornando-se altamente valorosa por razões aparentes: o mundo social está em contato direto com todos esses ramos aos quais Weber dedicou seus trabalhos.

No inicio do século XX, a Europa vivenciava as transformações trazidas pela revolução industrial e pela crescente expansão do capitalismo. Instaurava-se um novo modelo de vida que criava novas formas de sociabilidade que provocaram profundas mudanças na estrutura social de diversos países. Antigas formas de vida foram transformadas ou substituídas por outras, a política, a economia e a cultura mudavam de cara e, dentro desse contexto, surgia a necessidade de uma ciência que tivesse como objeto a própria sociedade. Nesse período, Durkheim na França, estudava a divisão social do trabalho e as formas de solidariedade social, Marx e Engels falavam sobre o capitalismo e suas crises e Weber na Alemanha teorizava sobre a origem do capitalismo. Tendo sido precedido por outros dois grandes pensadores da área da Sociologia, Karl Marx e Émile Durkheim, Weber também tentou compreender as mudanças sociais que se desenvolviam no cerne das grandes cidades que viviam a Revolução Industrial.

Por meio de estudos com base em observações empíricas, Weber identificou pontos centrais sobre os quais construiu conceitos-chave que serviram como base do restante de suas teorias. As soluções encontradas por Weber para os intrincados problemas metodológicos que ocuparam a atenção dos cientistas sociais do começo do século XX permitiram-lhe lançar novas luzes sobre vários problemas sociais e históricos, e fazer contribuições extremamente importantes para as ciências sociais. Na busca de compreender a origem do capitalismo, Weber encontra no protestantismo as possíveis raízes que levaram ao desenvolvimento do capitalismo. Weber pretendia escrever volumes adicionais sobre o cristianismo e o islamismo, mas contraiu a gripe espanhola e morreu em Munique, em 14 de junho de 1920. Seu manuscrito de Economia e Sociedade foi deixado inacabado; sendo editado por sua esposa postumamente, publicado em 1922. Encontra-se sepultado no Cemitério de

Bergfriedhof de Heidelberg, em Baden-Württemberg na Alemanha.

▪ A VIDA DE ESTUDANTE

Weber foi estudante e depois professor na Universidade de Heidelberg. Heidelberg é reconhecida mundialmente como uma cidade universitária. E não é à toa. É nesse lugar que muitos séculos depois Max Weber (1864-1920) será peça chave daquilo que Norbert Elias chamou em sua autobiografia de a Meca da sociologia. A relação de Weber com Heidelberg começa na infância, época em que ele morava em Berlim. Com seis anos, passa as férias na casa de seus avôs, na margem do Neckar, na mesma casa em que mais tarde residiria (MaxWeber-Haus). Presencia com seus familiares a tensão do inicio da guerra franco-prussiana de 1870. Em 1882, Weber inscreveu-se na Universidade de Heidelberg. Como o pai, ex-aluno da instituição de ensino, escolheu a Jurisprudência/Direito como sua principal matéria e formação profissional. Frequentou aulas de Direito Romano, mas também estudou História, Filosofia e Economia. Nesta época, morou num quarto em frente ao castelo da cidade. A pousada, situada à margem direita do rio Neckar, foi demolida. Entrou para a fraternidade Allemannia. Lá o rapaz magro transformou-se num corpulento esgrimista, praticante de duelos. Também bebia e comia em excesso nas festas estudantis. Além da diversão, a organização da irmandade trazia um regime de rigor quase militar: uso de gorros vermelhos e trajes próprios, canto de melodias e existência de hierarquia entre os membros.

Weber passa a servir ao exército em 1883 e se transfere para Estrasburgo. Depois vem a terminar seus estudos na Universidade de Berlim. Em 1892, conhece Marianne, sobrinha neta de Max Weber pai. Casam-se no ano seguinte. A mulher que viria a ser sua esposa tinha ideias e visões de mundo próprias, que repensavam a condição feminina na sociedade e na organização familiar.

▪ A VIDA PROFISSIONAL

Quatro anos mais tarde, a Philosophische

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com