TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Por:   •  13/4/2015  •  Monografia  •  6.918 Palavras (28 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

ISAC DE FREITAS FERREIRA

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTERNA E SEU REFLEXO NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PLOTER SIGN COMUNICAÇÃO VISUAL LTDA, NA CIDADE DE PASSOS – MG.

PASSOS

2014

ISAC DE FREITAS FERREIRA

A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NAS EMPRESAS E SEU REFLEXO NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PLOTER SIGN COMUNICAÇÃO VISUAL LTDA, NA CIDADE DE PASSOS – MG.

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas do Sudoeste Mineiro – FESP como aproveitamento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador: Profº Nara Guimarães Porto.

        

Passos

  2014

AGRADECIMENTO

Agradeço em primeiro lugar a Deus, todo criador, que está acima de todas as coisas deste mundo.

Aos meus pais, Paulo Celso Denúbila e Maria Penha Freitas, pelo apoio, incentivo e carinho dedicados a mim. Devo a eles tudo o que sou hoje.

Aos meus irmãos, que estiveram comigo em todas as etapas da minha vida, que sempre me escutaram e me apoiaram.

Ao meu amigo e namorado Tarcisio, tenho muito a dizer sobre seu carinho, sobre seu amor e sobre sua compreensão, tenho certeza que seremos muito felizes e construiremos muita coisa juntos.

À minha companheira de TCC, Fernanda, pelas trocas de conhecimento, pelo trabalho e pelas reuniões.

Aos professores do curso e em especial nosso orientador e professor Rogério Cardoso, que sempre nos incentivou e que apesar da correria e dos apertos, nos ajudou repassando sua sabedoria e conhecimento para que pudéssemos concluir este trabalho.

A todos que colaboraram de uma maneira ou outra para a elaboração deste trabalho, o meu muito obrigada.

Isac de Freitas Ferreira

“Os resultados provem do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos”.

Peter Drucker

RESUMO

Palavras-chave:

LISTA DE SIGLA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1. COMUNICAÇÃO INTERNA        47

        2.1. O que é Comunicação        47

        2.2. Os meios de comunicação        49

        2.3. Tipos de Comunicação        50

        2.4. Comunicação Interna Empresarial        50

        2.5. Aspectos mais Relevantes da Comunicação Empresarial Interna        50

2. ................        17

3. METODOLOGIA        17

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS        47

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        47

CAPÍTULO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

APÊNDICE – ROTEIRO DE ENTREVISTA

INTRODUÇÃO

A comunicação empresarial, em outros tempos, era totalmente voltada para a comunicação externa, os empregados eram os últimos a saberem dos acontecimentos e negócios da empresa, não havia compromisso da administração com os funcionários.

Nos últimos 50 anos, o ambiente empresarial teve uma grande mudança. O funcionário de hoje passou a ter outros valores e necessidades, a projeção em relação à realização profissional aumentou e os funcionários procuram participar e atender efetivamente as necessidades da empresa em que trabalham. O ambiente de trabalho está cada vez mais complexo e competitivo e exige ainda mais dos gestores/líderes um esforço maior na área da comunicação interna.

As empresas que não acompanharem essas mudanças, dificilmente sobreviverão no mercado. A empresa que não favorece a cultura da comunicação e da participação acaba perdendo produtividade, confiança, qualidade, credibilidade e consequentemente clientes, negócios e mercado, o que gera baixa competitividade.

Ainda hoje há muitos empresários brasileiros que não veem a comunicação como estratégia e investimento, mas como custo, apesar de estarmos na era da informação. No entanto, isso dificulta bastante o trabalho dos profissionais da área.

A comunicação é uma atividade indispensável para o funcionamento de todos os processos organizacionais. A comunicação entre todos envolvidos com a empresa deve ser de forma clara, para que possam analisar e interpretar. Esses públicos são chamados de stakeholders*, e a melhoria da comunicação passa a ser indispensável no sistema organizacional, que visa satisfazer a necessidade do cliente.

Através da importância da comunicação nas organizações, surgiu a necessidade de realizar esse estudo sobre a comunicação interna nas empresas. Inicialmente, com os estudos, procura-se responder com essa pesquisa como é a comunicação interna, qual o pensamento dos funcionários a respeito e quais os fatores que contribuem para realizar uma comunicação interna eficaz em uma empresa de pequeno porte, em especial da Ploter Sign Comunicação Visual, de forma que beneficie a empresa/empregado e os clientes.

Avaliar como os meios e processos de comunicação influenciam no relacionamento entre os colaboradores e o benefício para empresa.

Os objetivos específicos deste trabalho foram:

  • Identificar os meios de comunicação utilizados atualmente e entender a sua importância;
  • Apresentar as formas de comunicação;
  • Levantar a relevância da comunicação no relacionamento dos colaboradores e os benefícios da comunicação para a organização.

Justifica-se a escolha do tema comunicação empresarial interna para pesquisa, justamente em virtude da magnitude que o assunto vem adquirindo, especialmente em relação à importância da comunicação nas organizações para a melhoria de seus processos, sendo cada vez mais a comunicação interna reconhecida como uma crescente necessidade, principalmente por causa de seus benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.5 Kb)   pdf (292.6 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com