TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIBRA ÓPTICA 2

Casos: FIBRA ÓPTICA 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  366 Visualizações

Como surgiu? 2

Conceito e Composição da Fibra Óptica 3

Tipos de Fibra: 6

Vantagens e Desvantagens da Fibra Óptica 8

Aplicações da Fibra Óptica natecnologia 9

ONDAS ELETROMAGNETICAS 11

Leis de Maxwell 13

A geração de ondas eletromagnéticas 14

Espectro Eletromagnético 16

Características das principais radiações 16BIBLIOGRAFIA 20

FIBRA ÓPTICA

Como surgiu?

A tentativa de utilizar a luz na comunicação vem desde a antiguidade, mas só se firmou recentemente. A primeira tentativa foi pelo ar, mas nãodeu certo por fatores atmosféricos e pelo fato do emissor e receptor estarem bem visível entre si, o que gerava bastante dificuldade.

Muitos pesquisadores tentaram solucionar esteproblema da transmissão da luz utilizando uma trajetória curvilínea. Em 1870, John Tyndall comprovou a viabilidade dessa opção, ao utilizar um recipiente cheio de água com um pequenoorifício, por onde esta escorria, para demonstrar que a luz se propagava ao longo do recipiente e saía com a água pelo orifício

Outros pesquisadores passaram a estudar meios maisadequados para a transmissão de sinais luminosos. Hondros e Derby, em 1910 comprovaram que era possível propagar radiação eletromagnética por cilindros dielétricos, estrutura maisrudimentar da fibra óptica. Com a falta de tecnologia e material na época não foi possível comprovar os resultados de transmissão em longas distâncias.

O termo “fibra óptica” só veioa surgir em 1951. O holandês Hell e os ingleses Kapany e Hopkins, criaram algumas fibras de vidro com revestimento para guiar luz e imagens, num equipamento chamado Fiberscope.

Nos70 a fibra passou a ser tratada com opção para sistemas de telecomunicações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com