TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

FICHAMENTO

MARIA DE FÁTIMA P. DE OLIVEIRA           R.A. 2011.126627

MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA CARVALHO         R.A. 2011.125477

    Trabalho apresentado a dissiplina de supervisão academica de estágio

                                                  Orientado pela prof:Tháis Pagano

                                             Guarulhos

2014

CARDOSO,Maria de Fátima Matos,Reflexão sobre instrumentais em Serviço social:VISITAS SOCIAIS Domiciliarl,hospitalar,para conhecer serviços e outros.

ed.LCTE,2008,1-17p.

    ''O recurso da Visita Social Domiciliar é utilizado desde a Antiguidade, inicialmente com as práticas judaica de visitar os doentes, que estavam privados do convívio social Vem daí a expressão visita domiciliar''(p.1).

              No Brasil, desde o início do Serviço Social enquanto profissão, utilizava-se o instrumento da Visita Social Domiciliar para monitorar o comportamento das famílias, especialmente a serviçço do capitalismo como estratégia disciplinadora dos operários para assimilarem os valores da burguesia(p.1).

      ''O Assistente Social se comprometia a fiscalizar as razões do absenteísmo por parte dos operários e como estes dados eram utilizados até para justificar demissões''( p.2).

           De fato, não é este o propósito do profissional do Serviço Social quando se dispõe a realizar uma Visita Social Domiciliar. A ideia policialesca, não traduz o espírito e os compromissos éticos deste profissional. Nosso contato com os usuários em seu espaço de vida se relaciona diretamente, com o conhecimento daquela realidade social que o envolve e das perspectivas de superação e de acesso à inclusão social( pg.2)

    ''O instrumento mais uma vez se coloca a serviço do usuário e de seus direitos sociais'' (p.3 ).

     ''Veja bem: investigar a verdade é diferente de provar a verdade. Mas a conduta profissional no uso instrumental reflete a sua postura''( p.3).

        Num exemplo melhor, ao atuar numa Visita Social Domiciliar, para tratar de uma doação, a senhora que me recebeu ficou tremendo fisicamente e verbalizou que ainda não teve condições de construir o quarto em cima como a outra Assistente Social havia exigido até a nova Visita Social Domiciliar. O equívoco aqui é total (p.4).

    ''Não é o profissional que tem que definir a que deve ser construído na casa do usuário, nem lhe dar prazo''(p.4).

        Todavia, posturas profissionais no uso instrumental, podem incidir diretamente sobre a leitura e a análise que as famílias e a sociedade como um todo, fazem de nossa profissão.Tanto podem ampliar nossos acessos, quanto dificultar e  criar  mal-entendidos sobre nossas investigações sociais e o que é devido como direito social(p.5).

     ''O território nos diz muito e é por este motivo que o instrumental da visita social,seja onde for nos permite aprofundar nosso conhecimento da realidade para desenvolver análise dos impactos sociais que determinadas políticas podem produzi''(p.5).

         Diga se já não ouviu estagiários dizendo que realizam dúzias de Visitas  Sociais Domiciliar, com formulários gigantesco e detalhados a serem preenchidos, com uma coleta de dados caóticos e sem sentidos, e totalmente desvinculados do   que de fato eles conhecem da história de vida das famílias ou do quanto estas famílias saibam dos propósitos políticos de tais visitas (p.5).

     ''Vamos analisar em quê a Visita Social Domiciliar pode ser um instrumento aliado do desenvolvimento social ''(p.6).

         Em primeiro lugar, nada de surpreender o usuário e seus famíliares e vizinhos com as tais visitas surpresas, além de constrangedoras não corespondem a um comportamento ético, pois se é para eles que estamos atuando, como não podem saber que vamos visita-lo? (p.6).  

        Segundo Sarita Amaro, devemos ter claro três passas da Vsita Social Domiciliar; que são Porque visitar? Quando visitar? E como visitar? isto porque para a realização de uma visita, os profissionais devem estar preparado sobre oassunto abordado e o roteiro pre estabelescido.Citado por CARDOSO (p.6).

       ''O Serviço Social hoje dispõe de recurços técnicos avançados para desvendar um território do ponto de vista da capacidade de desenvolvimento social de seus moradores''(p.7).

          Quanto ao imóvel em visita, levando em conta a importância, o significado deste aspecto para objetivo da visita: tipo de moradia (favela, cortiço, prédio de apartamento, condomínio de casas, bairro regular, rural): cômodos adequados ao projeto familiar, é sempre bom consultar como a família vê esta acomodação, suficiente, pretende ampliar, pequena, précaria, pretendem reformar, mudar de endereço, pesquisar os moradores para ampliar o olhar do entrevistador (p.9).

           A Visita Social Domiciliar existe para facilitar nossas ação na perspectiva do sujeito de direito à Assistência Social. Evidente que estamos ali prestando um serviço institucional, mas, para operacionalizar o acesso ao direito social das famílias envolvidas: seja por segurança alimentar, segurança nos relacionamentos social, proteção de crianças, adolescentes, idosos, deficiêntes, segurança habitacional,etc.(p.10).

            Verifique smpre quais os objetivos colocados para as visitas e, quando possível, já tenha claro seu terriório de atuação, mantenha contato com as forças sociais, participe de fóruns populares e articule, se não existirem, a formatação de espaços para trocas sobre as ocorrências coletivas.Estas atitudes facilitam no processo de visitação(p.10).

       ''Todo o profissional de Serviço Social fica amigo do guia de rua atualizado e enformatizado,poi nos favorece a locomoção mais ágil'' (p.10).

       ''procurar o endereço em lojas de materiais de construção,ou bares/botecos,farmácias e mercadinho é sempre útil, porque ás vezes as pessoas nos fornecem o endereço como óbvio para ser localizado.Ao chegarmos,verificamos que não é bem assim'' (p.11).

            O que anotar e sempre uma preocupação em Serviço Social.Nem sempre cabe registrar coisas que observamos, mesmo quando autorizadas pelas famílias. Temos que ser objetivos em nossos documentos, mas temos que, principalmente, não registrar informações que impliquem interpretações que dificultem o exercício do direito.Aqui é um momento de análise profissional que opera o direito no sentido de justiça social(p.12).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com