TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia, matemática,física e o Pensamento científico

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.734 Palavras (19 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade  Paulista

Gustavo Braghiroli Torres

RA: T277337

Allan César Duarte da Silva

RA: C302HE1

APS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1° SEMESTRE

                                                     SÃO PAULO

                                                                                                               TATUAPÉ/NOTURNO

22/05/2015

ENGENHARIA CIVIL

RESUMO

Aplicações dos estudos de  Platão na Sociedade Atual e em seu tempo além de sua frase de tentarmos sempre superarmos a nós mesmos, Platão criou a primeira universidade e desde então o ser humano vem utilizando-se disso para criar outras universidades, um dos filósofos mais contemplados de sua época, ainda mais com um grande mentor como Sócrates.Ao longo do trabalho abordaremos as suas principais ideias, suas teorias e a biografia desses grandes pensadores que ajudaram na nossa evolução.

  • Físico: Isaac Newton

                                                     Biografia pág.6

                                                     Estudos

                                                     Obras

                                                     Conclusão

                                                     Aplicação na sociedade

  • Filósofo: Platão

                                                     Biografia

                                                     Estudos

                                                     Obras

                                                     Aplicação na sociedade

  • Planilha no Excel.
  • Conclusão final.
  • Bibliografia.

APS: Euclides, Isaac Newton e Platão.

Trabalho dedicado para a nota da APS do primeiro semestre de Engenharia Civil na UNIP – Universidade Paulista

São Paulo

2015

Introdução

Nesse trabalho abordaremos três grandes figuras para a ciência. O matemático Euclides da Grécia, o físico sueco Isaac Newton e por fim o filósofo também grego Platão.

Assim aprofundaremos este trabalho em seus respectivos estudos, enfatizaremos suas principais obras e discutiremos a influência e aplicação de tais vindas de cada uma dessas figuras tão importantes à história do homem nos dias atuais assim ao período em que estiveram vivos.

O matemático Euclides.

[pic 1]

  • A Biografia de Euclides:

Euclides de Alexandria nasceu na síria aproximadamente em 300ac , foi o criador da geometria que também é conhecido como o pai da geometria, foi também matemático platônico, professor e escritor que contribuiu em muito na historia da matemática, considerado um dos mais significativos estudiosos da matemática na Grécia antiga.

 Antes dele, a geometria já era o assunto no Egito; era utilizada para medir terrenos e criar pirâmides. Tão ilustre era a geometria egípcia, que matemáticos gregos bem como Tales de Mileto e Pitágoras, frequentavam o Egito para assistir o que existia de novo na matéria de linhas e ângulos.

A geometria do Egito tornou-se muito importante com Euclides, tornando   Alexandria o núcleo mundial do compasso e do esquadro, no século III a.C. Teve início com o Livro "Elementos", com 13 volumes, aonde Euclides reuniu num sistema lógico, e compreensível, tudo o que se conhecia sobre matemática no seu tempo. Juntos os fragmentos surgidos na obrigação do método do uso da aritmética, geometria plana, teoria das extensões e geometria sólida.

Euclides reuniu todos os volumes de Tales, Pitágoras e Platão dos gregos e egípcios que o chegaram antes de si. Sua ajuda não fez parte apenas na solução de novos problemas relacionados à geometria, mas ainda na coordenação de todas as técnicas conhecidas, aperfeiçoando assim um grande sistema que possibilitava juntar todos os fatos avaliados para descobrir e confirmar novas ideias que provavelmente poderiam passar a existir. Chegando com conceitos simples os “axiomas” e combinando-as a afirmações chamadas de teoremas, que se comprovam através da lógica.

 Para concluir seu trabalho que foi aprimorado em seus estudos, Euclides enunciou o "Postulado das Paralelas":  " Caso uma reta, interceptando duas outras, forma ângulos internos do mesmo lado, menores do que dois ângulos retos, estas outras, prolongando ao infinito, encontrar-se-ão no lado aonde os ângulos estejam menores do que dois ângulos retos."

 Euclides inventou vários estudos extensos de óptica, acústica, consonância juntada à dissonância, podendo ser avaliados os primeiros estudos até então julgados sobre harmonia musical. Os ensinamentos de Euclides dependem das explicações incluídas à mecânica, dos sons, luz, até mesmo juntar-se à biologia. Por fim, seus estudos juntaram várias partes da ciência o quê tornou-o um matemático muito influente não apenas em sua área, mas em várias partes da ciência.

Suas obras:

  • "Elementos"

  Obra de grande influência no mundo matemático. Trata-se de treze livros no qual Euclides reuniu e organizou vários resultados matemáticos importantíssimos de sua época. Inicia-se com uma lista variada de definições matemáticas seguida de hipóteses ligadas a provérbios, assim ao longo da obra Euclides provou cada proposição baseando-se em cada prova e somente em resultados anteriores.

 Tal obra tornou-se um símbolo para o raciocínio matemático, porque mesmo recolhendo muitos resultados conhecidos, a forma da qual foi feita a estrutura e a apresentação das ideias lógicas foi algo extremamente inovador para a época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com