TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA

Dissertações: FLUXO DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

demonstração dos fluxos de caixa.

As informações do fluxo de caixa, conhecida por DFC, de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base paras avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalente de caixa, bem como da época e do grau de segurança de geração de tais recursos.

A NBCTG 03 e o CPC n. 03 (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, 2010 a) fornecem as informações acerca das alterações históricas de caixa e equivalente de caixa de uma entidade por meio de demonstração que classifique os fluxos de caixa do períodopor atividades operacionais, de investimento e de financiamento. A entidade deve elaborar demonstrações dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos dessa norma e apresentá-la como parte integrante de suas demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada período.

As demonstrações dos fluxos de caixa, quando usada em conjunto as demais demonstrações contábeis proporciona informações que habilitam os usuários a avaliar as mudanças nos ativos líquidos de uma entidade, sua estrutura financeira (inclusive sua liquidez e solvência) e sua capacidade para alterar os valores e prazos dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-lo às mudanças nas circunstâncias e oportunidades. As informações sobre os fluxos de caixa são úteis para avaliar a capacidade de a entidade gerar recursos dessa natureza e possibilitam aos usuários desenvolver modelos para avaliar e comparar o valor presente de futuros fluxos de caixa de diferentes entidades. As demonstrações dos fluxos de caixa também melhoram a comparabilidade dos relatórios de desempenho operacional para diferentes entidades porque reduz os efeitos decorrentes do uso de diferentes tratamentos contábeis para as mesmas transações e eventos.

As informações históricas dos fluxos de caixa são frequentemente usadas como indicador do valor, época e grau de segurança dos fluxos de caixa futuros. Também são úteis para verificar a exatidão das avaliações feitas, no passado, dos fluxos de caixa futuros, assim como para examinar a relação

entre a lucratividade, os fluxos de caixa líquidos e o impacto de variação de preços.

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA - ANO DE 20XX

ATIVIDADE OPERACINAIS

Lucro liquido

236.300,00

+

Despesas que não afetam o caixa

Despesas de depreciação

115.000,00

-

Receitas que não afetam o caixa

Ganho de capital na venda do imobilizado

160.000,00

subtotal

191.300,00

+

Diminuição de duplicatas a receber

625.000,00

+

Diminuição em estoques

40.000,00

-

Diminuição de fornecedores

515.000,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com