TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREQUÊNCIA RELATIVA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA

Seminário: FREQUÊNCIA RELATIVA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Seminário  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

TABELAS DE FREQUÊNCIA E DADOS EM GRÁFICOS

FREQUÊNCIA RELATIVA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA

Uma distribuição de frequência incorpora os dados por classe de ocorrência, resumindo a análise de conjunto de dados grandes, é benéfico representar as mesmas ao total de amostras em termos percentuais. A frequência relativa fornece uma melhor visualização, pois os dados percentuais traduzem a melhor situação comparativa de cada caso. A frequência absoluta é o numero de vezes em que uma determinada variável assume um valor, precisamente o número de vezes que a realização ocorreu, não sendo possível uma analise de comparação. A seguir temos uma tabela que mostra as duas frequências das pesagens dos cafés.

Peso F Fr

Peso 1 0,01

Peso 2 0,02

Peso 3 0,03

Peso 23 0,23

Peso 71 0,71

Peso 100 100

- Gráfico empregando frequência absoluta.

- Gráfico empregando a frequência relativa.

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DISPERSÃO

As distribuições de frequência de dados contínuos são definidas por dois tipos de medidas ou parâmetros: medida de tendência central e medidas ou dispersão.

Medidas de tendências central é a representação por meio de um valor único ou central, determinado conjunto de informações que variam. O primeiro passo ao examinar a distribuição é olhar para a tendência central das observações. Essas medidas se dividem em moda, media Mediana.

Média é a soma de todos os valores observados (xi) divididos pelo número total de observações. É uma representação da média aritmética das observações. Utiliza todos os valores da amostra, mas apresenta como ponto negativo ser muito sensível a valores extremos.

Moda significa uma ação, uma atitude ou um pensamento que é mais praticado ou frequente. É o valor mais comumente observado, o que ocorre com maior frequência, em um conjunto de dados. A moda é de algum interesse na clinica, mas raramente é de valor estatístico. Não é incomum que uma distribuição tenha mais de um valor para a moda. Neste caso, será uma distribuição binominal com uma população, por exemplo, que contem dois subgrupos, cada um tendo uma distribuição diferente.

Dispersão é o conceito de dispersão ou variabilidade é o conceito mais importante da estatística, é a essência mesmo do pensamento estatístico. O Desvio Padrão e a Variância são considerados medidas de dispersão e são utilizados em grupos com médias de valores iguais, e possuem características desiguais. A Variância estabelece os desvios em relação à média aritmética e o Desvio Padrão analisa a regularidade dos valores.

Assim obtivemos as variáveis de peso:

MÉDIA:

MODA:

MEDIANA:

VARIÂNCIA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com