TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS E BASES

Ensaios: FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS E BASES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 5

FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS E BASES

1. Introdução

O trabalho realizado foi funções inorgânicas – ácidos e bases. Foi de realizar experimentos com indicadores para identificar a natureza de uma solução: se ela é ácida ou se ela é básica, mesmo sem saber sua fórmula química ou seu nome. Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Essas cores são fixas para um mesmo indicador e para uma mesma origem da substância (ácida ou básica). Sendo assim, as soluções podem ser identificadas a partir dessa cor característica após a adição do indicador.

A importância desse trabalho é de auxiliar a descobrir se a substancia é acida ou básica, somente através da cor que ela possuirá após ser adicionada uma substância chamada de indicador. A necessidade de realizar esse experimento é que uma grande parte da área da química pode ser entendida através dos termos de reações ácido-base. Sendo assim sendo formidável saber que tipo de substância está sendo manipulada: uma ácida ou uma básica. Essa prática é importante para as futuras práticas de laboratório, uma vez que ácidos e bases são utilizados em várias praticas de laboratório. Como, por exemplo, reações em soluções aquosas; titulação e etc. Assim, auxiliando no uso seguro das soluções químicas.

Na engenharia civil essa prática é importante para a elaboração da argamassa (areia + cal), o hidróxido de carbono – Ca(OH)2 , conhecida como cal extinta ou apagada, é uma base bastante usada. A água, bastante utilizada na engenharia civil, deve ser identificada pela sua origem ácida ou básica, para uma melhor qualidade dos produtos feitos. Uma água é ácida (pH < 7), neutra (pH = 7) ou alcalina (pH > 7); e seu pH depende de sua origem e características naturais, mas pode ser alterado pela introdução de resíduos; pH baixo torna a água corrosiva; águas com pH elevado tendem a formar incrustações nas tubulações; a vida aquática depende do pH, sendo recomendável a faixa de 6 a 9.

2. Objetivos

- Identificar e preparar algumas soluções bases e de ácidos em laboratório.

- Verificar algumas propriedades funcionais dos ácidos e bases.

3. Revisão Bibliográfica

“Desde os tempos primórdios da química experimental, os cientistas identificam os ácidos e as bases por suas propriedades características. Os ácidos têm sabor azedo (por exemplo, o ácido cítrico no suco de limão) e fazem com que determinados corantes mudem de cor (por exemplo, o tornassol fica vermelho no contato com ácidos)”. (BROWN et al, 2007).

Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol.

Alguns corantes podem sofrer protonação (receptor de H+) ou desprotonação (doador de H+) de grupos funcionais específicos, geralmente sem que ocorra (mas não necessariamente) a destruição da molécula. Trata-se de um princípio químico, que permite acompanhar a mudança de cor do corante, dependendo das características ácidas ou básicas do meio. (LOPES DA SILVA, 2008)

“A água das chuvas, atravessando a atmosfera, apresenta carácter ligeiramente ácido conferido pela concentração normal de CO2 (cerca de 35 ppm), dando origem a ácido carbônico (H2CO3), que só por si baixa o pH da água da chuva, de aproximadamente 7, característico da substância água, H2O, para cerca de 5.” (CAMÕES, 2007).

“Boyle preparou um licor de violeta e observou que o extrato desta flor tornava-se vermelho em solução ácida e verde em solução básica. Gotejando o licor de violeta sobre um papel branco e, em seguida, algumas gotas de vinagre, observou que o papel tornava-se vermelho. Assim foram obtidos os primeiros indicadores de pH em ambas as formas: solução e papel”. (TERCI et al, 2002).

4. Procedimento Experimental

MATERIAS

- Tubos de ensaio;

- Estante para tubos de ensaio;

- Béquer de 250 mL;

- Erlenmeyers de 250 mL;

- Pinça Metálica;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com