TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família Contemporânea

Por:   •  26/4/2015  •  Artigo  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................6

2.1 FAMÍLIAS ATUAIS: PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E COMPREENSÃO.................................................................................................6

2.1.1 FAMÍLIA E ESCOLA: UMA INTERAÇÃO CONTURBADA.......................10

3 CONCLUSÃO.................................................................................................14

4 REFERÊNCIAS..............................................................................................15

APÊNDICES

ANEXO

1 INTRODUÇÃO

É notável que ao longo dos anos, até os dias atuais a instituição familiar vem sofrendo grandes transformações, ligada a sociedade moderna e pós-moderna caracterizada por mudanças políticas, história-cultura e sócio econômico.

A família contemporânea vive em meio a mudanças continuas, numa sociedade universal e globalizada, com tecnologias avançadas, com satélites de comunicação virtuais, que acabaram por separar as pessoas, tão perto, mas distantes na comunicação interpessoal, tornando-os individuais e violentos, causando desestruturas familiares e carência em todos os aspectos humanistas. A família da sociedade do século XXI vive em um mundo onde todos podem ser trocados a qualquer momento, como objetos descartáveis de consumo, como robôs meramente para a produção.

A supervalorização está no que as pessoas possuem e não o quê elas são realmente. Os seres humanos atuais são super-individualistas, a tecnologia parece produzir tudo o quê precisa, antecipando desejos e anseios da vida, tudo passa muito rápido aos nossos olhos humanos, o que importa é estar na moda, as pessoas vivem em uma correria que não tem tamanho, acabam por não ter tempo nem para agradecer a vida, pois a busca é o consumismo exagerado.

Pesquisas mostram que estudiosos dessa área mostram-se preocupados. A família acaba por ser esquecida completamente em meio as perturbações do dia-a-dia congestionado com as acelerações das pessoas com o trabalho e o retorno ao seio familiar, a sua casa, onde estão os membros responsáveis pela família, sendo que os filhos, os pais, as mães, os tios, os avós, todos perderam suas funções, revertendo seus papéis originais. Isso aconteceu porque na sociedade atual houve desequilíbrio destas pessoas importantes que sustentam a família causando também transtorno em outras entidades, como a escola, sendo esta a segunda instituição que forma o indivíduo como cidadão para esta sociedade.

Portanto nos dias atuais, as pessoas sofrem pela aceleração exagerada, com transtornos até mesmo irreversíveis como várias doenças do século, como a mais cotada é a depressão, afetando profissionais qualificados com a educação, por não saber o que fazer com tanta indisciplina e violência. O mundo parece se fechar para a afetividade das pessoas trocado pela competência e a tecnologia, surge então um confronto entre instituições muito importante na sociedade, gerando confusões nos papéis entre família/escola, pois não há apoio dos pais ou o responsável que existia na família tradicional, e desta forma o comportamento dos indivíduos pesou bastante a sociedade em geral. Mas é preciso compreender que existe um tripé que sustenta esta sociedade em qualquer época histórica que, unidos, são imbatíveis, "família, escola, igreja".

2 DESENVOLVIMENTO

É neste contexto que estudar sobre família atual é se debruçar em indagações, reflexões e análises de que a família precisa ser resgatada e compreendida para que a sociedade moderna e pós-moderna possa voltar a caminhar com estrutura e as palavras mágicas serem concretas, como o respeito, amor, fé e responsabilidade com a vida para a dignidade e semear a paz universal entre os povos.

Em que se diz respeito às formações familiares que se modificou ao longo dos anos, devido a vários fatos relacionados ao desenvolvimento da sociedade moderna, que já não segue os padrões patriarcais, ou seja, padrões tradicionais. A família contemporânea vem demandando suas responsabilidades para a escola e outras instituições educacionais e religiosas. Fazendo surgir problemas e muitos conflitos relacionados à violência de todos os aspectos, drogas, alcoolismo, prostituição, divórcio, gravidez precoce e toda faltam de comprometimento com a vida humana.

2.1 FAMÍLIAS ATUAIS: PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E COMPREENSÃO.

Falar e pensar sobre a família atual não é nada fácil. Pois são muitas as referências que temos hoje sobre esta instituição desestruturada e esquecida pela sociedade moderna e pós-moderna.

A primeira idéia que nos vem à mente é a nossa própria família, aquela a qual nascemos e fomos criados na mesma moradia, ou como parentescos consangüíneos ou não, somos ligados pelo Ser Supremo. Mas na medida com que vamos crescendo saímos do nosso mundo pequeno e fechado com valores e princípios não mais seguindo padrões tradicionais, mais modernos dos próprios membros familiares com outros grupos familiares completamente abertos para os avanços da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com