TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento ''a questão social em debate'' - PASTORINI

Por:   •  10/9/2016  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  2.304 Visualizações

Página 1 de 3

PASTORINI, Alejandra. A categoria ‘’questão social’’ em debate 3. Ed. São Paulo: Cortez,2010.

A questão central tratada pela autora se diz respeito à relação que a questão social tem como resultado do sistema capitalista que gera as desigualdades por meio da relação capital x trabalho, buscando sempre se manter no poder da classe trabalhadora por meio de diversas ações.

Página

41

CITAÇÃO DIRETA

Essa chamada ‘’nova pobreza’’ deve ser analisada tendo em consideração uma dupla dimensão: por um lado, a pobreza ‘’convencional’’ inerente ao sistema capitalista, que diz respeito à ausência de renda e às desigualdades de classe; por outro, mas interligado, é necessário não esquecer o empobrecimento que vivenciam alguns setores da população, outrora mais bem situados socialmente.

COMENTÁRIO

Pastorini retrata que a chamada ‘’nova pobreza’’ tem dois lados: a pobreza que estamos acostumados a ver devido ao sistema capitalista que por resultado gera uma má condição de vida dando origem as desigualdades sociais e também o empobrecimento de uma parte das pessoas que em outro momento estavam em boas condições em geral.

Página 41

CITAÇÃO DIRETA

[...] Entendemos que este é um traço da maior importância e que caracteriza a novidade na forma que a ‘’questão social’’ assume nos dias de hoje. Lembremos que muitos desses expulsos do mercado de trabalho são trabalhadores qualificados que até então tinham uma utilidade para o capital, eram protegidos pelo Estado e lutavam para não serem explorados, hoje muitos lutam para ter a possibilidade de serem explorados.

COMENTÁRIO

Em outras palavras a autora deixa bem nítido que a questão social hoje adquiriu uma nova identidade, um novo jeito, pois as pessoas de mais idade que são demitidas de seus trabalhos são pessoas que eram vistas como pessoas experientes e qualificadas que até o momento eram úteis no mercado de trabalho, eram pessoas protegidas pelo Estado e que não aceitavam a exploração, essas pessoas lutavam para que isso não acontecesse, mas as circunstâncias no momento fizeram com que elas se submetessem a essa exploração para poder sobreviver.

Página 42

CITAÇÃO DIRETA

[...]. Quer dizer que a flexibilização na contratação dos trabalhadores, que agora se apresentam em grande quantidade como temporários, casuais, subcontratados etc., vem acompanhada de uma menos segurança de emprego e de um maior nível de demissão a curto prazo, sem a cobertura da proteção social correspondente[...]

COMENTÁRIO

Pastorini diz em outras palavras que esse modo de contratação de trabalhadores que trabalham temporariamente ou casualmente, por exemplo, não traz nenhuma segurança de que esse trabalhador fique empregado porque essa situação decorre de uma futura demissão e de perda por parte do trabalhador que fica desempregado e acaba perdendo os seus direitos.

Página

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com