TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ROSEMEIRE ALVES

FICHAMENTO: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CAPÍTULO I, TÍTULO VI, SEÇÃO I EDUCAÇÃO INFANTIL.

SALAVADOR

2015

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL.

ROSEMEIRE ALVES.

FICHAMENTO: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CAPÍTULO I, TÍTULO VI, SEÇÃO I, EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho realizado pela aluma Rosemeire Alves, curso Serviço Social, 6AN- sob orientações da docente Dilma Franclin.

SALVADOR

2015

DESENVOLVIMENTO:

  • Título VI – Organização da Educação Básica.

Há principio deve-se examinar todas as características das Diretrizes Curriculares Nacionais paralela a suas etapas, modalidades e orientações temáticas, respeitadas as suas especialidades e as dos sujeitos ao qual se designa.

Mesmo com as mudanças no processo da educação, o modo orgânico, deve-se ser mantido, mesmo com a individualidade e alterações que o aluno passa.

A dimensão orgânica sempre é resolvida quando a partir da observação as particularidades e as diferenças de cada sistema educativo, sem desmerecer o que lhes é de semelhante.

A extensão sequencial abrange os processos educativos que acompanham as condições de aprendizagens definidas em cada etapa da trajetória formativa, continuo e progressivo, da Educação Básica á Superior, estabelecendo em dissemelhante e insubstituíveis momentos da vida dos educados.

A pronunciação das dimensões orgânica e sequencial do período e das peculiaridades da Educação Básica, e destas com a Educação Superior, implica a ação na direção e integradora do seu conjunto.

A articulação entre as etapas da Educação Básica e suas fases exige modos de pronunciação das dimensões orgânica e sequencial que certifique aos educandos, sem pressão e sem rompimentos, o seguimento de seus processos característicos de aprendizagem e crescimento.

Cada etapa tem suas subjetividades, delimitada tendo a fundamentação na inseparabilidade dos conceitos referenciais.

A dedicação aos educandos e a ao conjunto do seu bem estar, é um principio orientador de toda a ação instrutiva , sendo responsável pelo método da criação de condições para a criança e adolescentes, jovens e adultos, com sua pluralidade, tenham o ensejo de receber a formação que adéque à idade própria de percurso escolar.

Seção I – Educação Infantil.

Segundo o artigo 22, das Diretrizes Básicas da Educação, “a educação infantil tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, afetivo, psicológico, intelectual, social, complementação a ação da família e da comunidade”.

Portanto, toda criança tem sua particularidade sociocultural, econômico e étnicos, por sua vez devem ser tratadas com respeito no que diz respeito ao acolhimento na origem da individualidade, igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade.

Sejam quais forem às situações da criança, ou seu estado físico, sensorial, religiosa, entre outras, os vínculos sociais e intersubjetivas no contexto escolar exige a atenção intensiva dos profissionais da educação, pois é o dever interagir com variados métodos de aprendizagem para incentivar o aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com