TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Memórias das lutas feministas no Brasil.

Por:   •  6/12/2016  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento: Memórias das lutas feministas no Brasil. (BADEIRA, Lourdes e MELO, Hildete)

*O texto se motiva através da organização realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República no dia 08 de março de 2010, no Rio de Janeiro, este evento reuniu muitas mulheres.

*O movimento feminista, nasceu com o ideal de descontruir esse sistema patriarcal que envolve a mulher, e também pela luta contra o sexismo, e por direitos iguais.

*No dia 08 de março teve inicio através da II Conferência Feminina da Internacional Socialista de Mulheres, realizada na Dinamarca, em 2010, aonde uma socialista feminista alemã, Clara Zatkin (1857-1933), propôs um dia de luta pela emancipação das mulheres.

* No Brasil começou-se há comemorar o Dia Internacional da Mulher em 1947, com a organização do Instituto Feminino de Serviço Construtivo, coordenado por Alice Tibiriçá, e presidida por Nuta Bartlet James, ativista do Partido União Democrática Nacional.

*Em 1964 com a Ditadura Militar imposta no Brasil, o Dia Internacional da Mulher, não mais foi lembrado, somente voltou em 1970.

* No Rio de Janeiro em 1910, foi criado o Partido Republicano Feminino, que era formado por escritoras e professoras, a presidente do partido era Leolinda de Figueiredo Daltro, elas buscavam a emancipação feminina.

* O Rio Grande do Norte em 1927, foi o primeiro estado a consentir o voto feminino e também o primeiro a eleger uma prefeita mulher, porém seu mandato foi interrompido,

*Em 1927, o Rio Grande do Norte, se tornou o primeiro estado brasileiro a permitir o direito do voto para as mulheres, assim como a primeira mulher a ser prefeita, porém não concluiu seu mandato, pois a Comissão de Poderes do Senado anulou os votos das mulheres.

* Em 24 de fevereiro de 1932, o presidente Getúlio Vargas, criou o Decreto n° 21.076, que estabelece todos os direitos políticos as mulheres.

* A partir desse decreto muitas mulheres se candidataram a política. Bertha Luz e Carlota Pereira de Queirós conseguiram posse.

*Foi criada a Federação de Mulheres do Brasil no ano de 1949 com Alice Tibiriçá no cargo da presidência, e nas décadas de 40 e 50, as mulheres obtiveram algumas conquistas na área da educação, com ingresso da alfabetização e á educação superior.

*Em 1943, a CLT, assegurou a proteção á maternidade, porém não foram incluídas as empregadas domésticas e trabalhadores/as rurais.

*Em 1962, houve a promulgação do Estatuto da Mulher Casada, (Lei 4.121) aonde colocaram em igualdade aos maridos.

* Muitas obras literárias estimularam o movimento feminista, como as obras de Simone Beauvoir (1910-1986), e de Betty Friedman (1921-2006), que motivaram muitas mulheres a irem as ruas, com o lema ‘Nosso Corpo nos pertence e o Privado também é Político’. Através desse movimento a ONU, em 1975, realizou a Conferência Internacional sobre a Mulher.

*Em 1985, foi criada em São Paula a primeira Delegacia Especializada de Atendimento á Mulher, e posteriormente outras foram inauguradas. No mesmo ano foi instituído o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

*A desigualdade no mercado de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com