TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro: Fundamentos de metodologia científica.

Por:   •  11/12/2018  •  Resenha  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 7

Referência

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica/Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 7. ed. - São Paulo: Atlas, 2010. p. 57-63,157-216.

Notas biográfias de Marina de Andrade Marconi: é uma antropóloga e pedagoga brasileira. Marconi é graduada em Pedagogia e História e doutora em Antropologia. Lecionou na UNESP e na PUC-MINAS. Foi professora de Sociologia e Metodologia Científica em cursos de graduação e pós-graduação. Está entre as principais teóricas brasileiras da metodologia científica apliacada ás ciências humanas, área na qual publicou diversos livros.

Notas biográfias de Eva Maria Lakatos: Foi uma socióloga da administração, Lakatos era graduada em Química e Letras e pós-graduada em Farmácia. Mestre e Doutora em Direito, Doutora em cinema e livre-docente em Sociologia, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde foi presidente. Foi professora de Sociologia e Letras em cursos de graduação e pós-graduação.

Refêrencias

Marina de Andrade Marconi. In: ENCICLOPÉDIA Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: . Acesso em: 21 julho. 2017

Eva Maria Lakatos. In: ENCICLOPÉDIA Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: . Acesso em 21 julho. 2017

Extrato das ideias centrais do texto (citações diretas e indiretas (paráfrases) e comentários pessoais).

● O livro é dividido em 13 capítulos, porém vou realizar o fichamento dos capítulos 3, 9 e 10.

 Capítulo 3 – Ciência e conhecimento científico.

●Existem dois tipos de conhecimento um popular, transmitido de geração para geração, baseado em experiência pessoal (empírico), e o científico, é um conhecimento transmitido de forma racional, conduzido por meios científicos. (p.57)

● Características do conhecimento popular; Superficial, Sensitivo, Subjetivo, asssistemático, acrítico.

● Os quatro tipos de conhecimento; Conhecimento popular: Valorativo, Reflexivo, Assistemático, Verificável, Falível, Inexato. Conhecimento Científico: Real, Contingente, Sistemático, Verificável, Falível, Aproximadamente exato. Conhecimento Filosófico: Valorativo, Racional, Sistemático, Não verificável, Infalível, Exato. Conhecimento Religioso: Valorativo, Inspiracional, Sistemático, Não verificável, Infalível, Exato. (p.59,60)

● Conceito de ciência: “A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” (p.62)

● Classificação e divisão da ciência; Ciências Formais: Lógica, Matemática. Ciências Factuais Naturais: Física, Química, Biologia e outras. Ciências Factuais Sociais: Antropologia Cultural, Direito, Economia, Política, Psicologia Social, Sociologia. (p.63)

Capítulo 9 – Técnicas de Pesquisa.

● Técnica é um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência ou arte. (p.157).

● Documentação direta, Pesquisa documental;

● Fontes de documentos: a) Arquivos públicos, b) Arquivos particulares, c) Fontes Estatísticas.

● Tipos de documentos: a) Escritos: Documentos oficiais, Publicações parlamentares, Documentos jurídicos, Fontes estatísticas, negligência, forma de coleta de daos, definição dos termos, informações recolhidas dos interessados b) Outros: Icnografia, fotografia, objetos, canções folclóricas, vestuário, folclore.

● Pesquisa bibliográfica: Para Manzo(1971:32), a bibliografia pertinente “oferece meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram suficientemente” (p.166)

● Tipos e fontes bibliográficas: a)Imprensa escrita, B)Meios audivisuais, C)Material Cartográfico, D)Publicações.

● Documentação direta:  constitui-se, em geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Esses dados podem ser obtidos de duas maneiras: através da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório. (p.169)

● Pesquisa de campo: é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta. (p.169)

● Tipos de pesquisa de Campo: a)Quantitativo-descritivo, b)Exploratórios, c)Experimentais.

● Vantagens da pesquisa de campo: acúmulo de informações sobre determinado fenômeno, facilidade na obtenção de uma amostragem de indivíduos. Desvantagens: pequeno grau de  controle sobre a situação de coleta e possibilidade de fatores, comportamento verbal relativamente de pouca confiança.

● Pesquisa de laboratório: ela descreve e analisa o que será ou ocorrerá em situações controladas. Exige intrumental, preciso e ambientes adequados.(p.173)

● Observação direta intensiva: é realizada através de duas técnicas: observação e entrevista. (p.173)

● Observação: é uma técnica de coleta de dados que não consiste somente em observar mas examinar fatos e fenômenos. Vantagens: têm vários meios de estudar uma ampla variedade de fenômenos, exige menos do observador, permite evidência de dados. Limitações: o observado tende a criar impressões favoráveis ou desfávoraveis o que pode intervir na coleta, duração dos acontecimentos é variável, vários aspectos da vida cotidiana, particular, podem não ser acessíveis ao pesquisador. (p.175)

● Existem as observações: assistemática, sistemática, não participante, participante, individual, em equipe, observação da vida real e a observação em laborátorio.

● Entrevista: Para Good e Hatt(1969:237), a entrevista “consiste no desenvolvimento de precisão, focalização, fidedgnidade e validade de certo ato social com a conversação”. (p.179)

● Objetivos: Averiguação de “fatos”, determinação das opiniões sobre fatos, determinação de sentimentos, descoberta de planos de ação, conduta atual do passado, motivos conscientes para opiniões, sentimentos, sistemas ou condutas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com