TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplicada

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.312 Palavras (14 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 14


Universidade Anhanguera- UNIDERP[pic 1]

                               

Centro de Educação a Distancia

Curso: Serviço Social

Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social, Sociologia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Serie: 2° Semestre        

Integrantes: Gabriel Alves de Araújo

                     Jocilene Santos Neri

                     Samara de Jesus Santos

                     Sanderson Rodrigues de Sousa

                     Leidiane Reges Pereira

RA: 2856158998

       2854188335

       2854188326

       2845253612

       1709128422

Tutora: Francielli de Souza Barbosa

                                                  São Sebastião

                                                      19-11-2015

                                                  Introdução

Abordaremos no referente trabalho, a persistência da escassez de água em São Paulo, as ações negativas do homem para com o meio ambiente. E os meios sustentáveis que a humanidade devem desenvolver, para ajudar a manter o equilíbrio climático em todo o mundo, e quais atitudes que o governo deve tomar para construir e pôr em pratica, uma economia sustentável, que possa preservar e não agredir o meio ambiente.

Sumário

  1. A escassez de agua em São Paulo..................................................4
  2. A importância do Estado para a sustentabilidade ............................6
  3. O homem e a questão ambiental......................................................8
  4. Conclusao.........................................................................................10
  5. Referencias Bibliograficas.................................................................11

                           A escassez de água em São Paulo


Os níveis dos reservatórios que compõe o sistema Cantareira iniciaram o ano já em baixa, uma média de 25% da capacidade total de armazenamento, e, somando a esse problema a ausência de chuva nesse verão, chegamos ao cenário alarmante de possibilidade de escassez de agua para cerca de 30% da população do estado de são Paulo. Mas será mesmo que os principais culpados pela a crise da água são o aquecimento global, ou Do homem, que tem a capacidade de construir e destruir ao mesmo tempo?

O quadro da escassez de agua que estamos vendo em são Paulo, é o resultado de que, as nossas atitudes sejam elas qual for, sempre tem consequências. Os especialista em recursos hídricos apontam dois elementos importantes nesse processo: o crescimento da população, que irá aumentar a demanda por alimentos e energia, em como o impacto das alterações climáticas. De acordo com o painel intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC), cerca de 80% da população do mundo sofre sérias ameaças à sua segurança hídrica, Incluindo a disponibilidade de água, a demanda de uso, e a qualidade do recurso ou seja, a população está aumentando e os reservatórios estão vazios.

A Amazônia, área de 5,5 milhões de km2 ,é a principal cobertura vegetal do Brasil, ocupando 45% do nosso território, além de espaços de mais nove países, sendo também a maior floresta tropical do mundo, a importância  desse bem tão precioso para o Brasil, reside principalmente, em sua função ambiental que é responsável pelo controle das temperaturas, graças ao aumento da umidade, que é resultado da constante evaporação da floresta, produzindo massas de ar úmido para todo o continente sul-americano, os chamados ´´rios flutuantes´´.Com o desmatamento que está ocorrendo com frequência nessas áreas, está desacelerando  os níveis de chuva, está chovendo muito em algumas cidades e já em outras não, a poluição do ar e dos rios, também são alguns fatores.

Além disso, uma grande parte da população mundial não tem acesso a serviços de saneamento adequados, e cerca de um quinto dos sistemas de água do mundo, que mantêm os ecossistemas prósperos e alimentam boa parte da população humana, estão em condições de estresse hídricos. Rios, lagos e aquíferos estão secando ou tornando-se poluídos demais para o uso.  

A situação é preocupante, é triste ver um pais tão rico em agua doce como o Brasil, está passando por esse racionamento de agua, que poderá prejudicar até as gerações futuras. Precisamos criar um novo conceito de cultura, nos conscientizarmos e preservar mais nossos recursos naturais, antes que seja tarde demais.

É preciso mudar a cultura de abundancia, pela conservação de água. O desperdício é alarmante, assim como o descaso com os rios;37% da água potável encanada é perdida com vazamentos nas redes de distribuições e ligações clandestinas.

Vale lembrar que a falta de água não afeta somente a disponibilidade de água tratada nas residências, as indústrias e agricultura também sofrem, assim afeta o Brasil como um todo. Quando se tratando dos esgotos brasileiros apenas 39% são tratados, o restante vai parar diretamente na natureza. Transformamos nossos rios, principalmente os rios urbanos em diluidores de esgotos.

A mistura de falta de planejamento, administração ruim, eventos climáticos extremos, consumo excessivo, ameaça o fornecimento de água em cidades pelo Brasil. O governo põe culpa na falta de chuva mas ela não explica a história sozinha. A estiagem deste ano apenas tornou evidente quanto o sistema é frágil e quão escassa a água é mesmo num pais tropical.

  “Cada litro de água é importante, nós não devemos nos dar o luxo de poluir os rios ou de não reutilizar a água que já existe aqui se a gente não mudar esse paradigma vai ficar muito difícil sair dessa crise que veio para ficar”.

          Edison Carlos (ITB)


O grande problema além dos já apontados, é que nos lugares onde há grande disponibilidade de água há uma “cultura de desperdício” onde se prega erroneamente que a água nunca faltara. Mas infelizmente a poluição e o desperdício agravam o impacto da escassez de água e a disputa pelos mananciais que apresentam qualidade de água boa. Esse senário é dramático, pois coloca claramente em xeque a sobrevivência da humanidade e de todos os seres vivos. 

                       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com