TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fiscalização Sanitaria

Ensaios: Fiscalização Sanitaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

2° ETAPA

Introdução; Para a manutenção do convívio social, o homem desenvolveu ALGUNS MECANISMO, entre os quais a ética. Visando harmonizar interesses na proteção e integridade física do cidadão.

Prevalência o principio da não malevolência, que não mata ,não fere, não causam danos ao outrem.

Dentre ainda da vigilância sanitária esta os valores e bom convívio na sociedade, mas também numa dimensão física, psíquica e social. Dentro de sua atuação esta o comportamento do ser humano do que deve ser, do certo, correto e justo.

A tarefa atual da ética e procura e o estabelecimento das, razões que justificam o que deve ser feito e o que não pode ,aprovando ou desaprovando.

Pode ser considerada como questão de indagações e não de normatização,

Ética é refletir, argumentar e fornecer justificativas racionais para as tomadas de decisões Moraes.

Dessa forma, o gestor público tem a obrigação ética de fundamentar suas decisões em cuidadosa deliberação que inclua os trabalhadores, produtores e usuários. Nesse sentido, a comunidade, através de seus mecanismos de participação social, como as Conferências de Saúde, por poderem espelhar os múltiplos interesses e valores morais existentes, constituem importantes instrumentos de auxílio para a escolha do caminho que a vigilância sanitária irá traçar, nos próximos anos, como instrumento de construção da cidadania.

O serviço de vigilância sanitária, semelhante à enfermagem, tem sua origem justificada pela preocupação com a saúde dos indivíduos. Apesar da relevância da contribuição do enfermeiro para o serviço de vigilância sanitária, esse permanece pouco conhecido pelos profissionais da enfermagem. Esse estudo busca descrever o contexto do serviço de vigilância sanitária enquanto possibilidade do cuidado em enfermagem, permitindo sua visualização como campo de atuação da enfermagem.

Para tanto, optou-se pelo método de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os sujeitos são os enfermeiros que atuam no Departamento de Vigilância Sanitária - Goiânia, como Fiscais de Saúde Pública. O estudo foi realizado no período de novembro/2005 a novembro/2006. Os dados coletados foram trabalhados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin, identificando “núcleos temáticos” na comunicação dos sujeitos. Os resultados evidenciam que a compreensão do cuidado em enfermagem, a identificação desse cuidado no serviço de vigilância sanitária e a construção da identidade profissional do enfermeiro que atua nesse serviço guardam relação entre si e estão relacionadas à formação acadêmica e profissional do enfermeiro. Profissionais que referem experiência anterior na área de Saúde Pública identificam mais facilmente o cuidado em enfermagem no serviço de vigilância sanitária, devido ao caráter coletivo desse serviço.

Descritores: Vigilância sanitária; Enfermagem em saúde comunitária; Cuidados de enfermagem.

Médico - Professor Livre Docente – Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo

Berlinguer G. Questões de vida. Salvador: APCE-Hucitec-CEBES;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com