TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alocação De Recursos Para ações De Vigilância Sanitária.

Monografias: Alocação De Recursos Para ações De Vigilância Sanitária.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

Alocação de recursos para ações de vigilância sanitária.

São mais amplas do que a possibilidades de recursos financeiros,humanos e materiais existentes.Porém é difícil atender ao principio constitucional da universidade de acesso de todos os cidadãos às ações de promoção,proteção e recuperação da saúde. A inserção da VISA como prioridades nas agendas (nacional,estadual e municial) acontecerá em maior ou menor intensidade,conforme o valor ético-social com que se trata a saúde das pessoas. Pode-se aceitar que a vigilância sanitária deva ser priorizada,dentro das políticas publicas,por seu potencial antecipatório de promover a saúde,de prevenir danos a saúde e de poder servir como um instrumento para a promoção da equidade.É necessário que o poder estatal assuma a noção de responsabilidade social,a responsabilidade pelos mais fracos,pelos mais necessitado. Isso se choca com uma política de ajuste fiscal do estado impedindo a implantação de medidas que possam favorecer a minimização das desigualdades sociais,e dificultando a inclusão social que não ocorre mais mediante a inserção das pessoas no mercado de trabalho convencional,o que também resulta na de ampliação de ampliação dos riscos sanitários. O papel ético das políticas públicas para a vigilância é de se contrapor à aceitação acrítica de que todas desigualdades sociais são inevitáveis ou toleráveis.A desigualdade pode ser minimizada por meio de orientações fundamentadas na equidade e na responsabilidade social,não cabe restringir os que não tem poder de negociação e pressão junto a autoridade pública e se voltem para os interesses produtivos e econômicos das grandes corporações e indústrias,nacionais ou alienígenas,contrariando a equidade.

Ética,vigilância sanitária e cidadania

A relação da Vigilância Sanitárias com as pessoas deve estar fundamentada na noção de cidadão,de sujeito de direitos,e não somente na de consumidos,criando instrumentos que protejam a sua saúde.deve ser solidaria com pessoas consideradas como iguais em seus direitos,mesmo quando tenham diferentes posições ou valores socioculturais. As ações da vigilância sanitária podem resultar em um confronto entre os princípios éticos da utilidade social e da equidade.O utilitarismo ético reuqer a maximização dos benefícios,para ser eticamente correta.Quando são defrontadas duas oções,deve-se-ia pesar cada uma delas e escolher aquela que trouxesse mais benefícios ao maior número de pessoas.Pode-se estar discriminando ou não priorizando grupos menores em contraposição ao principio da equidade.O grau de aceitação dos riscos sanitários que ocorre entre as diversas parcelas de nossa sociedade deve à ausência ou à inadequação das informações e sua deficiente compreensão.

O bem-estar da coletividade e a autonomia individual

A essência da atuação da Vigilância Sanitária é ética,pois a ética é um instrumento social de combate à violência física,mental ou social,marcada pelo desrespeito à saúde,à integridade física e à segurança dos indivíduos,dos grupos ou da coletividade.Pressupõem estar orientadas para resultar em benefícios ou,ao menos,para evitar prejuízos a saúde. O poder policial é uma atividade estadual exclusiva,seu objetivo é de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com