TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Trabalho Universitário: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Artrologia

Articulações (junturas) são as uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. As margens adjacentes dos ossos estão quase em contato separadas, apenas por uma fina camada de tecido fibroso ( Ligamento sutural). Onde é exigido movimento limitado , combinado a grande esforço, as superfícies ósseas são unidas por resistente e elástica fibrocartilagem, com nas junturas entre os corpos vertebrais e na articulação interpúbica.

As células que revestem o interior da capsula fibrosa formam uma membrana incompleta ( a membrana sinovial ) que secreta um liquido lubrificante.As junturas são Reforçadas por resistentes feixes fibrosos chamados ligamentos, os ligamentos se estendem entre os ossos constituindo a juntura

Classificação das Junturas

As articulações são divididas em três grupos de acordo com sua estrutura e mobilidade: junturas fibrosas ( sinartroses) ou imóveis, junturas cartilagíneas (anfiartroses ) ou com movimentos limitados e junturas sinoviais ( diartroses ) ou junturas de movimentos amplos.

1. Junturas fibrosas:

São as junturas por continuidade onde os ossos se unem por um tecido conjuntivo fibroso.

2. Junturas Cartilagíneas:

São as junturas por continuidade onde os ossos se unem por um tecido cartilagíneo.

3. Junturas Sinoviais:

São as junturas por contiguidade onde os ossos estão justapostos, separados por uma fenda articular e envolvidos por uma cápsula fibrosa.

Estruturas componentes das junturas móveis

Ligamentos, Capsulas articulares, Capsula fibrosa, Membrana sinovial, Bainha sinovial dos tendões, bolsa sinoviais, ação ligamentar de músculos.

Ligamentos: São constituídos de fibras colágenas dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas uma ás outras. Os ligamentos São maleáveis e flexíveis, mas são fortes resistentes e inextensíveis para não ceder facilmente à ação de forças. Alguns ligamentos são constituídos de tecidos elásticos amarelo, como o ligamento amarelo que reúne as lâminas das vértebras adjacentes. Deste modo o ligamento atua como um substituto da força muscular.

Capsulas articulares : formam um envoltório completo nas junturas de movimento amplo

Capsula fibrosa: é fixada em toda a circunferência da extremidade articular de cada osso que participa da juntura, e assim envolve inteiramente a articulação.

Membrana Sinovial: recobre a face interna da capsula fibrosa e forma um saco fechado e denominado cavidade sinovial.

Bainha sinovial dos tendões : (vagina e mucosae)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com