TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Dissertações: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  3.003 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS- UNIPAM

ESTUDO DIRIGIDO 1

Curso: Medicina Veterinária

Disciplina: Fisiologia Veterinária II

Professora: Me. Priscila Capelari Orsolin

Aluno (a):______________________________________________

1) Qual é a principal função do sistema digestório?

O sistema digestório tem como função promover a digestão, absorção e metabolização dos alimentos que ingerimos, sejam eles sólidos ou líquidos. Os alimentos são necessários para que possamos obter todas as biomoléculas essenciais à construção de nossas células e tecidos, além de ser fonte primordial da energia necessária para a realização de todas as funções celulares. A digestão e a absorção são realizadas através do Trato Gastro Intestinal (TGI), um longo tubo por onde o alimento é empurrado, digerido e absorvido. O estudo das funções desse aparelho é o estudo da fisiologia digestória.

2) Explique os mecanismos de regulação intrínseca e extrínseca do TGI.

MECANISMOS DE REGULAÇÃO DO TGI

1. O nível intrínseco permite que o intestino regule de maneira algumas de suas funções com base nas condições locais, como a quantidade e tipo de alimento contido no lúmen (fatores químicos e físicos).

2. O controle do sistema nervoso central é principalmente secundário; o sistema nervoso central exerce influência sobre os sistemas intrínsecos, que então regulam diretamente a função intestinal.

3.

4.

CONTROLE INTRÍNSECO

1. O sistema nervoso GI intrínseco é extenso e altamente sofisticado, contendo quase tantos neurônios quanto a medula espinhal.

1. Consiste em corpos celulares e seus neurônios associados, todos situados dentro da parede do TGI.

2. Dentro da parede intestinal, os corpos celulares do sistema nervoso intrínseco estão dispostos em dois sistemas de gânglios:

1. Plexo mioentérico(de Auerbach);

2. Plexo submucoso(de Meissner).

CONTROLE INTRÍNSECO

1. Uma espessa rede de neurônios corre no plano entre as camadas musculares circular e longitudinal, conectando os gânglios do plexo mioentérico.

2. Neurônios individuais deixam a rede neuronal para inervar estruturas situadas dentro da parede intestinal eintercomunicar-se entre os plexos mioentérico e submucoso . (“PEQUENO CÉREBRO”).

CONTROLE INTRÍNSECO

1. Os plexos do sistema nervoso intrínseco contêm neurônios sensoriais (aferentes), interneurônios e neurônios motores (eferentes).

2. O impulso sensorial vem de mecanorreceptores - camadas musculares e quimiorreceptores - existentes mucosa.

3. Os mecanorreceptores monitorizam a distensão da parede intestinal;

4. Quimiorreceptores na mucosa monitorizam as condições químicas no lúmen intestinal.

CONTROLE EXTRÍNSECO

1. O TGI também recebe inervação extrínseca do sistema nervoso autônomo.

2. Os sistemas nervosos simpático e parassimpático fazem a ligação entre o sistema nervoso intrínseco do intestino e o sistema nervoso central.

3. Algumas fibras simpáticas fazem sinapse com neurônios do sistema nervoso entérico, enquanto outras exercem efeito direto sobre os músculos e as glândulas do TGI.

3) Como atua o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) sobre a função digestiva?

A secreção dos sucos digestivos por algumas das glândulas do tubo gastrintestinal é controlada, em sua maior parte, pelas fibras parassimpáticas, enquanto as fibras simpáticas têm efeito muito diminuto sobre a maioria dessas glândulas.

As glândulas gástricas do estomago são normalmente quase que controladas de modo total pelas fibras parassimpáticas.

Por outro lado, as glândulas do intestino são controladas apenas parcialmente pelo parassimpático, e, em sua maior parte, por fatores locais, produzidos no próprio intestino.

A estimulação parassimpática estimula o peristaltismo, ao mesmo tempo, que diminui o tônus dos esfíncteres gastrintestinais. O peristaltismo propele o alimento para diante, enquanto que os esfíncteres aberto permitem a fácil passagem desse alimento.

A estimulação simpática inibe o peristaltismo ao mesmo tempo que provoca a contração dos esfíncteres.

4) Descreva as etapas básicas do processo de digestão em monogástricos.

Consiste na aquisição de alimentos pela boca.Ingestão Corresponde ao conjunto de transformações físicas e Digestão  químicas que permitem a alteração de alimentos em substâncias mais simples, de modo a serem utilizadas pelas células. Processo que consiste na passagem de moléculas simples Absorção  resultantes da digestão para o meio interno (sangue e linfa) com o objetivo de serem distribuídas por todas as células. Processo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com