TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Trabalho Universitário: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 5

Aula Prática 1: Mecanismos homeostáticos no corpo humano

Disciplina: Fisiologia

Professora Mestra Tamires dos Santos

INTRODUÇÃO

As diversas funções do corpo humano são decorrentes de processos físicos e químicos que continuamente ocorrem em aproximadamente 75 trilhões de células. A ação de uma grande quantidade de sistemas de controle locais e sistêmicos permite o estabelecimento de um equilíbrio entre as diversas funções corporais, pela ativação ou inibição de mecanismos que alteram a atividade de células, órgãos e sistemas.

Os diversos sistemas de controle das funções corporais têm um objetivo comum: a manutenção das condições estáticas, ou constantes do meio interno, entendendo-se como meio interno o meio que envolve as células, ou seja, liquido intersticial nos tecidos e o plasma no sangue, denominando-se Homeostasia.

Um dos conceitos mais utilizados na fisiologia a palavra homeostase ou homeostasia significa manter as condições estáveis constantes no meio interno criando assim um equilíbrio funcional. Quando esse equilíbrio é desestruturado o sistema lança mecanismos auto reguladores até que se volte ao estado de homeostasia. Citaremos agora dois dos mecanismos reguladores.

Feedback Negativo: Conjunto de respostas produzido pelo sistema orgânico diante de um desequilíbrio, sua resposta é no sentido de diminuir os efeitos que geraram o desequilíbrio. Aqui a resposta é sempre contraria ao estimulo que produz o desequilíbrio.

Nessa situação podemos citar como exemplo a pressão arterial elevada o organismo inicia a ativação do mecanismo que atuam em diferentes locais do corpo com o objetivo de diminuir a pressão.

Feedback Positivo: Conjunto de respostas produzidas pelo sistema orgânico cujo resultado soma – se ao desequilíbrio inicial, fortalece o desequilíbrio que gerou a instabilidade.

Nessa situação citaremos como exemplo a contração uterina que iniciam a expulsão de concepto e tendem a aumentar cada vez mais, permitindo assim a liberação do feto pelo parto normal.

OBJETIVOS

1. Demonstrar a presença de mecanismo de regulação das funções orgânicas.

2. Analisar a interação entre os mecanismos de regulação das funções corporais.

MATERIAL E MÉTODOS

• Termômetro clinico

• Fita indicadora de ph

• Cronômetro ou relógio

Os testes foram realizados em 2 voluntários ambos com perfis semelhantes que fizeram o papel de pacientes, para que pudéssemos realizar os testes abaixo mencionados.

TÉCNICA PARA AFERIÇÃO DE PULSO RADIAL

Colocar os dedos indicador, médio e anular, ou dedo polegar, sobre a artéria radial, entre o osso rádio e o tendão muscular, na altura do pulso. Posicionar os dedos do mesmo lado do polegar do paciente. Com a polpa dos dedos sentir a pulsação da artéria, dando atenção à freqüência, intensidade e ritmo.

TÉCNICA PARA AFERIÇÃO DE TEMPERATURA CORPORAL

Colocar o bulbo do termômetro na axila do paciente, embaixo da língua, deixando-o nessa posição. Pedira ao paciente para que permaneça parado, sem mexer no termômetro. Após este período retirar o termômetro e fazer a leitura da temperatura corporal do paciente, tomando o cuidado de não tocar no bulbo.

TÉCNICA PARA AFERIÇÃO DE FREQÜÊNCIA RESPIRATÓRIA

Observar as oscilações abdominais (paciente em repouso) ou torácicas (paciente após exercícios) provocadas pelas fases de inspiração e expiração do ciclo respiratório. Contar a quantidade de movimentos abdominais ou torácicos durante 1 minuto, obtendo a freqüência respiratória/minuto. Para facilitar a contagem colocar a palma da mão estendida sobre a região abdominal ou torácica.

TECNICA PARA AFERIÇÃO DO pH BUCAL

Segurar uma das pontas da fita indicadora de pH com os dedos polegar e indicador; introduzir a parte que contém as faixas coloridas da fita na boca do paciente, mantendoa dentro até o umedecimento com a saliva. Colocar a ponta da fita sob a língua a fim de favorecer o contato com o líquido bucal. Após 10 segundos, retirar a fita e fazer a leitura comparando a reação de cor ocorrida com a escala fornecida na caixa de fitas, verificando o valor correspondente de pH.

SEQUÊNCIA EXPERIMENTAL

1. Formou – se grupos de 5 pessoas, cada grupo escolheu dois voluntários com características físicas semelhantes para fazerem o papel de paciente.

2. Aferimos a temperatura corporal, o pH bucal, a freqüência respiratória e o pulso radial dos dois voluntários ainda em estado de repouso.

Voluntário pH Bucal Freqüência Respiratória Freqüência Cardíaca Temperatura Corporal

Voluntário 1 7.0 20 95 36.6

Voluntário 2 7.0 17 72 37.1

3. Após o procedimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com