TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Oncologica no Câncer de Mama

Por:   •  16/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

Fisioterapia oncologica no câncer de mama

INTRODUÇÃO

A fisioterapia oncologica é uma área que tem pouco destaque apesar de ser muito importante na manutenção da qualidade de vida do paciente com câncer de mama, preservando, mantendo, desenvolvendo e restaurando a integridade funcional de órgãos e sistema.

No Brasil o tipo de câncer, mais comum é o de mama e a fisioterapia pode ter um papel muito importante no tratamento da doença, podendo atuar no pré e pós operatório com a autorização medica. É de suma importância lembrar que até pouco tempo as atribuições do fisioterapeuta e dos profissionais de saúde de modo geral estavam bastante restritas a deter o câncer por meio de fatores deixando a recuperação, ressalta-se que o câncer de mama é uma doença caudada por pela multiplicação desordenada de células, esse processo que gera o tumor sendo benigno ou maligno.

A prevenção de problemas e de promoção a saúde estão hoje entre as principais atribuições dos fisioterapeutas e devem estar presente em todas as fases do câncer de mama do diagnóstico ao tratamento e aos cuidados políticos.

OBJETIVOS

Objetivo geral: Analisar a autuação do fisioterapeuta na área de oncologia, em especifico no tratamento de câncer de mama.

Objetivo especifico: Identificar as funções do fisioterapeuta no tratamento do câncer de mama.

Objetivo especifico: Mostra os benefícios do tratamento fisioterapeutico.

DESENVOLVIMENTO

A pesquisa foi elaborada com base nos artigos de SAMPAIO, Luciana; MOURA Cristiane; RESENDI, Marcos; FARIA, Lina; NASCIMENTO, Ícaro; MARINHO, Cleidiane; COSTA, Roneire; Os três artigos que foram usado, cita sobre o fisioterapeuta na oncologia.

A primeira pesquisa foi feita com o artigo: Recursos do fisioterapeutico no controle da dor oncologica. Revisão da literatura. Esse artigo teve como objetivo geral conhecer melhor alguns recursos fisioterapeutico que são usados para o controle da dor oncologica. A metodologia utilizada para obter as respostas necessárias foi a revisão literária. E um dos resultados foi que a identificação da dor é fundamental para escolher a melhor estratégia.

Os artigos trás: informações muito importantes de como através de diversas formas o fisioterapeuta pode trabalhar para diminuir a dor do paciente oncologico como, por exemplo, através de cinesioterapia e erioterapia.

Cada vez mais se faz necessária a atuação da fisioterapia em pacientes com cancer de mama, do ponto de vista do tratamento e da prevenção para minimizar os efeitos da cirurgia radical ou mesmo superá-los. A fisioterapia expandiu e consolidou sua atuação em oncologia, em especial no tratamento do câncer de mama. O beneficio a ser buscado e a preservação da vida e o alivio de sintomas, dando oportunidade sempre que possível para a independência funcional do paciente. Ao contribuir efetivamente para a retomada da atividade física, a fisioterapia pode colaborar na conquista da auto-estima pelo paciente, para aceitação de si própria de seus limites e possibilidades funcionais.

A fisioterapia é vista pela maioria das pessoas como atuante de lesões musculares, mais na verdade, é uma área muito mais ampla e capaz de atender diversos quadros, principalmente no câncer de mama feminino que representa um importante problema de saúde para a população feminina de todas as partes do mundo passando a desempenhar um papel na melhora e na manutenção da funcionalidade física dos pacientes tornando-se indispensável em todas as fases do tratamento e com os avanços das técnicas da fisioterapia, os pacientes vêm apresentando uma grande melhora na qualidade de vida, sendo ela pré ou pós operatório minimizando complicações sejam elas linfáticos, posturais, funcionais e respiratórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com