TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Casos: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE FLUXO DE CAIXA.

DESENVOLVIMENTO

Não é de hoje que o homem vem se preocupando com o sistema que mostra a verdadeira realidade financeira e patrimonial dos negócios. Há alguns anos antes de cristo Tales Mileto teria estudado contabilidade no Egito. Mais foi o monge Luca Paciollo publicou Súmula de Aritmética Geometria, Proportionatie et Proporcionalita que é para explicar a contabilidade aos comerciantes que não tinha nenhum conhecimento logo depois criou partidas dobradas.

Depois do século XVIII, aconteceu à revolução industrial que aprofundou ainda mais o interesse por controle financeiro e patrimonial, a escola inglesa e italiana passou a explicar as normas contábeis. Com o acontecimento da bolsa americana 1929 e a crise financeira fortaleceu ainda mais para que contabilidade ganha força para essa informação nova. Em 1934 fui publicado a primeira análise de balanços baseada nos chamados índices de balanços.

Em 1961 surgiu o interesse pelo estudo de fluxo de caixa, com a publicação pelo (APB) Accounting Procedures Board. Em 1987 foi estabelecida a elaboração do relatório de fluxo de caixa, que era obrigatório essa apresentação das empresas de capital aberto.

Na Inglaterra a publicação da demonstração de fluxo de caixa só tornou obrigatório em 1922. No Brasil, em abril de 1999 o IBRACON, se antecipou a alterar na Lei 6.404/76 em discussão com o congresso, publicou a Normas e Procedimentos Contábeis nº 20, com recomendações á elaboração da demonstração de fluxo de caixa.

“O fluxo de caixa é a espinha dorsal da empresa. Sem ele não se saberá quando haverá recursos suficientes para sustentar as operações ou quando haverá necessidade de financiamentos bancários. Empresas que necessitem continuamente de empréstimos de última hora poderão se deparar com dificuldades de encontrar bancos que as financiem”. (GITMAN, 1987:586)

O autor GITMAN, que dizer que o fluxo de caixa é base de tudo, porque só com o fluxo saberemos se podemos fazer outras operações se tem necessidade de fazer mais empréstimos em bancos.

Muitos usam o fluxo de caixa para chegar uma avaliação final dos investimentos e projetos, mais ainda um pouco de desinteresse no meio acadêmico pelo fluxo de caixa. O fluxo de caixa é o final de toda análise para o processo de formação da empresa, é saber identificar se as atividades da empresa esta liberando ou tirando recursos do fluxo de caixa. A análise do fluxo de caixa permite nos mostrar a frágil estrutura de capital de giro, que possam se identificados a tempo, para tomar algumas decisões.

O fluxo de caixa pode ser rápido, e ser feito diariamente o mostra ao administrador uma atualização continua da sua empresa. O fluxo de caixa nada mais que uma gestão financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com