TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folha De Verificação

Trabalho Escolar: Folha De Verificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

As folhas de verificação são tabelas ou planilhas usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos. Além disso, elas evitam comprometer a análise dos dados. É uma das sete ferramentas da qualidade.

FINALIDADE

Formulário no qual os itens que devem ser verificados para a observa¬ção do problema já estão impressos, com o objetivo de facilitar a coleta e o registro dos dados, O tipo de folha de verificação a ser utilizado depende do objetivo da coleta de dados. Normalmente é construída após a definição das categorias para a estratificação dos dados.

DESENVOLVIMENTO

A Folha de Verificação se constitui em uma planilha onde em uma coluna são colocados quais os problemas que estão ocorrendo e em outra coluna a quantidade de vezes que eles apareceram. Nesta mesma planilha também são colocados o nome de quem levantou os dados, o horário em que foi realizado o levantamento entres outros dados que forem relevantes para o controle do processo.

Veja o exemplo abaixo. A primeira coluna a esquerda mostra os defeitos encontrados em uma linha de produção (não repare por eu usar o exemplo de linha de produção porquê faço engenharia de produção, então posso explicar melhor a ferramenta usando uma aplicação da minha área), as cinco colunas do meio representam os dias de uma determinada semana do mês de outubro e a última coluna a direita, o total de ocorrências de um determinado defeito durante essa semana. No dia 12 foram encontrados dois casos do defeito C e 12 casos de defeitos em geral.

Nesse outro exemplo temos um controle do número de horas-extras que cada funcionário de uma empresa realizaram ao decorrer da semana. Esse documento é muito importante no controle das horas-extras para o setor de RH.

CONCLUSÃO

Podemos concluir que a folha de verificação é de extrema importância para a qualidade, pois simplifica dados de processo e auxilia na otimização de qualquer processo

REFERÊNCIAS:

• CORREA, H. L.; CORREA, C. A. Administração de Produção e Operações—Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica - Ed. Atlas - 2008– 2ª Ed., pág. 212

• DAVIS, M.M. AQUILANO, N. J. CHASE, R. B. Fundamentos da Administração da Produção. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

• Razzolini Filho, Edelvino.Zarpelon,Márcio Ivanor.Dicionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com