TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folha Funções comuns

Resenha: Folha Funções comuns. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Resenha  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

Características Gerais

A primeira folha que surge em uma planta é chamada de cotilédone

As folhas apresentam diversas formas e diversas funções, refletindo sua importância adaptativa para as plantas. A primeira folha que surge em uma planta é chamada de cotilédone e tem como função fornecer substâncias de reserva para suportar o crescimento nas primeiras etapas do desenvolvimento das plantas.

Entre os aspectos mais variáveis das plantas está a nervação, formada por uma rede de vasos condutores. O padrão de nervação das folhas tem sido amplamente utilizado em estudos taxonômicos, sendo possível delimitar famílias e até mesmo espécies com base nestes caracteres morfológicos. Os tipos de venação observado entre as plantas vasculares são os seguintes, com base em Gonçalves & Lorenzi (2007, página?):

Acródroma: tipo de venação em que as nervuras laterais surgem em um único ponto da base da folha, desenvolvendo arcos moderados e convergindo em direação ao ápice.

Actinódroma: padrão de venação em que três ou mais nervuras principais surgem aproximadamente no mesmo ponto e divergem entre si. Neste padrão, a nervura central normalmente não é mais pronunciada ou calibrosa que as outras.

Broquidódroma: subtipo especial do padrão de venação camptódroma, cujas nervuras laterais estão unidas entre si por arcos normalmente curvados.

Campilódroma: tipo de venação cujas nervuras laterais surgem em um único ponto e percorrem toda a extensão da lâmina foliar em arcos convergentes fortemente curvado.

Camptódroma: tipo de venação pinada bastante comum, em que as nervuras laterais divergem da nervura central em ângulos diversos antes de atingir a margem.

Cladódroma: subtipo especial da venação camptódroma, onde as nervuras laterais ramificam-se livremente, sem nunca tocar a imagem.

Craspedódroma: tipo de venação pinada, em que todas as nervuras laterais terminam na margem da folha, sem curvação ou ramificação profusa.

Eucamptódroma: subtipo de venação camptódroma cujas nervuras laterais arqueiam-se para o ápice, mas não se tocam por arcos conspícuos, como se desaparecessem sutilmente.

Flabelada: padrão de nervação típico de folhas em forma de leque (flabeladas), no qual a partir de uma nervura tem origem uma série de ramificações, atingindo praticamente a extremidade oposta da folha.

Hifódroma: tipo de venação pinada, em que todas as nervuras laterais são invisíveis, imersas no mesofilo espesso. Tal padrão de venação é comum em folhas suculentas.

Funções Gerais

As folhas são os órgãos vegetativos das plantas, cujas principais funções são a de fazer a fotossíntese e as trocas gasosas com o meio. Originam-se de primórdios foliares localizados nas extremidades dos caules e dos ramos. Seu crescimento é limitado, parando de crescer depois de algum tempo, com exceção para as folhas das samambaias que, muitas vezes, têm crescimento indeterminado.

Conforme a duração das folhas os vegetais podem ser perenifólios (com folhas durante o ano inteiro) ou caducifólios, que derrubam as folhas no outono e passam o inverno sem elas. Nestes últimos as folhas renascem a cada primavera.

Folhas simples e compostas

Todas as folhas têm uma camada, junto ao caule, por onde caem. Esta camada é chamada de camada de abscisão.

- Folhas simples: são aquelas que possuem o limbo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com