TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de violência contra idoso: A importância da intervenção do Assistente Social

Por:   •  1/5/2015  •  Monografia  •  12.283 Palavras (50 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 50

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

REGIANE LACERDA VENÂNCIO

Formas de violência contra idoso: A importância da intervenção do Assistente Social

[pic 4]

Alfenas-MG

2013.

[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

             

Formas de violência contra idoso: A importância da intervenção do Assistente Social

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em

Serviço Social.

Orientador (a): .

Prof. Supervisor(a): Genilda Pozzetti Stabili

 

[pic 10]

[pic 11]

Alfenas-MG

 2013

AGRADECIMENTOS[pic 12]

Agradeço a Deus pela vitória, e por nunca ter me deixado desanimar, por ter sustentado em mim o amor pelo Assistencialismo. Aos meus pais que sempre foram meus maiores incentivadores, aos meus irmãos, tios e amigos que acompanharam esta minha longa e árdua caminhada.

LACERDA, Regiane Venâncio. Formas de violência contra idoso: A importância da intervenção do Assistente Social 2013. 42 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, ALFENAS, 2013.[pic 13]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo abordar a questão da violência contra idosos. A complexidade da questão é analisada com base em levantamento bibliográfico de trabalhos nacionais e internacionais. A seguir, serão discutidas algumas das dificuldades enfrentadas pelos profissionais que trabalham com a violência contra o idoso, no Brasil. Também serão apresentados os documentos legais que sustentam a ação de profissionais que visam à redução das diversas formas de violência enfrentadas na terceira idade. Saúde mental e direitos humanos são temas universais, e para promover a saúde é preciso assegurar os direitos da pessoa idosa em sua totalidade. A pesquisa foi realizada em caráter qualitativo e quantitativo também, buscando assim trazer a compreensão por meio de estudo bibliográfico, mostrando diferentes tipos de violência contra o idoso e as dificuldades enfrentadas na atual conjuntura social em que estão inseridos.

Palavras-chave: 1) Violência contra o idosos; 2) Qualidade de Vida; 3)  Promoção da saúde.

ABSTRACT[pic 14]

This article aims to address the issue of violence against the elderly. The complexity of the issue is analyzed based on a literature review of national and international work. Below, we discuss some of the difficulties faced by professionals working with violence against the elderly in Brazil. Also presented are the legal documents that support professional action aimed at reducing the various forms of violence faced in old age. Mental health and human rights are universal themes, and to promote health we need to ensure the rights of the elderly in their entirety. The survey was conducted in a qualitative and also quantitative , thus seeking to bring understanding through the study of literature, showing different types of violence against the elderly and the difficulties faced in the current social setting in which they are inserted.


Keywords : 1) Violence against the elderly; 2) Quality of Life; 3) Health promotion.

SUMÁRIO[pic 15]

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 OBJETIVOS        7

1.1.1 Objetivo geral         7

1.1.2 Objetivos Específicos         7

2 REFERENCIAL TEÓRICO         8

2.1 IDOSO                8

2.2 O PAPEL DA FAMÍLIA        15

2.3 A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AOS IDOSOS        19

2.4 CONCEITUANDO VIOLÊNCIA        25

2.5 AS POLÍTICAS DE ATENÇÃO AO IDOSO NO BRASIL        30

2.6 O ESTATUTO DO IDOSO        32

3 CONCLUSÃO         33

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS         38

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        45

ANEXOS............................................................................................................46

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa bibliográfica tem por finalidade apresentar a atual realidade em que os idosos estão inseridos, no que diz respeito a condições de vida, saúde, laser, segurança e proteção. O trabalho apresenta também um amplo comentário sobre os direitos adquiridos aos idosos no decorrer da evolução histórica social e como estão sendo assegurados esses direitos nos dias de hoje.

O objetivo geral visa conscientizar a sociedade em geral da importância de se respeitar, cuidar e garantir os direitos de todo e qualquer cidadão idoso, para que assim o mesmo possa gozar de plena vitalidade e alegria na etapa final de sua vida. Os objetivos específicos visam: analisar de forma clara e objetiva as leis que regem o estatuto do idoso e a atuação dos assistentes sociais frente a essa problemática, mostrar a grande importância que há na atuação do assistente social no que diz respeito aos direitos garantidos a todos os idosos, verificar a evolução dos direitos garantidos e das inúmeras lutas de melhoria na qualidade de atendimento em qualquer esfera, para o idoso, possibilitar mecanismos capazes de alertar a sociedade da importância de saber respeitar e valorizar todos os idosos.

A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho de conclusão de curso foi a embasada em pesquisas bibliográfica e coleta de dados em sites confiáveis como Sielo, bem como leituras periódicas em livros e artigos relacionados ao tema proposto, ambos da UNIFENAS, UNIFAL e alguns artigos da biblioteca virtual da UNOPAR. A abordagem da temática do envelhecimento inclui, necessariamente, a análise dos aspectos culturais, políticos e econômicos relativos a valores, preconceitos e sistemas simbólicos que permeam a história das sociedades. O aumento da população idosa se deve a mudanças bastante significativas e conhecidas, no âmbito social, sanitário e cultural, tais como, a diminuição de mortes por doenças infecta- contagiosas, o advento de tecnologias que facilitam à prevenção de doenças, a utilização dos métodos anticoncepcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.9 Kb)   pdf (427 Kb)   docx (239.1 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com