TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS AOS IDOSOS: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NESTA PROBLEMÁTICA

Por:   •  16/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        5

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO...............................5/6

4 JUSTIFICATIVA        6

5 METODOLOGIA        7

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.....................................................................................7

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA..............................................................................8

8 RESULTADOS ESPERADOS..................................................................................8

9 REFERÊNCIAS.........................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho versa sobre o Projeto de pesquisa, “violência e maus tratos contra os idosos”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo promover um estudo acerca de uma das mazelas sociais mais alarmantes de nossa sociedade. Entende-se violência como um conjunto de atitudes agressivas do ser humano contra outro ser humano, seja pela força física ou não, contudo essa violência e maus tratos no seio da família é uma relação de desigualdade, pois acima de tudo é uma relação onde o mais forte subjuga e abusa do mais fraco.

No que reza a lei nº 10.741 no seu artigo 2o o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Nós como profissionais da Assistência Social temos condições teóricas e metodológicas, pautadas no perfil ético-político defendido no Código de Ética da profissão, de ver o idoso na sua totalidade, sua história de vida em função do meio que o cerca.


  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Nosso país possui um contingente de idosos que tem crescido aceleradamente e por meio de dados estatísticos há uma estimativa que até o ano de 2020, o Brasil possua 40 milhões de idosos. Em todo o continente americano está havendo um rápido envelhecimento da população. O Brasil, por exemplo, possui hoje 10% da população acima de 60 anos. Em 2050, esse número será de 30%, ou seja, três vezes mais idosos do que temos hoje.

Devido a essa realidade vem apresentando graves problemas em relação ao idoso, onde a violência doméstica ao idoso tem sido alvo constante de maus-tratos como: lesões físicas, falta de higienização, desidratação, desnutridos, não há visitas frequentes ao médico. O que nos assusta é que esta parcela sofrida de nossa sociedade nem sequer sabe pedir socorro, pois na sua maioria o agressor encontra-se principalmente dentro de sua casa.

A instituição familiar aparece como demanda para o Serviço Social quando ocorre algum problema ou conflito na função social, ou seja, isso acontece quando a família por algum motivo não consegue cumprir o seu papel. Dessa forma se faz necessário a ação do Assistente Social que deve ser transformadora e necessária para que haja essa articulação com a família e crie condições para se cumprir a sua função.

 

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO

 3.1 OBJETIVO GERAL

Promover estratégicas para a consolidação das ações que contribuirão para a superação da violência imposta aos idosos.

3.2 ESPECÍFICOS

Promover o fortalecimento e a interação entre os idosos e seus filhos;

Reflexão sobre os direitos sócio assistenciais do idoso e seus agravos;

Redução de danos provocados por situações violadoras de direitos;

Desenvolver a autoestima dos idosos que são maltratados por seus filhos.

4 JUSTIFICATIVA

Devido a essa realidade em relação ao idoso, onde a violência doméstica ao idoso tem sido alvo constante de maus-tratos como: lesões físicas, falta de higienização, desidratação, desnutridos, não há visitas frequentes ao médico. O que nos assusta é que esta parcela sofrida de nossa sociedade nem sequer sabe pedir socorro, pois na sua maioria o agressor encontra-se principalmente dentro de sua casa.

As ocorrências de violação e maus tratos contra o idoso são protegidas por um muro de silêncio e de opressão a essa parcela desamparada da sociedade que sofre com esses danos causados pelos seus próprios familiares e que se envergonham em contar ou denunciar seus agressões aos órgãos competentes, porém há o medo de nada ser feito e eles sofrerem mais ainda na mão de seus algozes.

A violência é um ato que realmente acarreta conflitos e nos idosos a agressão leva-o ao sofrimento físico, mental, psíquico.

Segundo FALEIROS, 1995:

A violência se desenvolve e dissemina nas relações sociais e interpessoais, implicando sempre uma relação de poder que não faz parte da natureza humana, mas que é da ordem da cultura e perpassa todas as camadas sociais de uma forma tão profunda que, para o senso comum, passa a ser concebida e aceita como natural à existência de um mais forte dominando um mais fraco, processo que ele descreve como a “fábrica da obediência”.

Os maus tratos é uma das formas que mais se expressa entre os idosos por se caracterizar como um dano causado ao idoso pelos próprios filhos pode ter causa por uma violência física, psicológica ou omissiva. Os maus-tratos é uma forma de violência que se processa no seio familiar, dessa forma tem que haver ações protetivas ou preventivas com relação a esses maus-tratos não se pode deixar de considerar as ações que tenham como elo a estrutura familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com