TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Iportância Do Assistente Social Pra O Idoso

Exames: A Iportância Do Assistente Social Pra O Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SERVIÇO SOCIAL VII SEMESTRE

TRABALHO INTERDISCIPLINAR GRUPO:

Barra-Ba

2014

MARIA DA PAIXÃO DA SILVA SANTOS

VALÉRIA VIRGINIA VASCO ALVES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR GRUPO :

REFLEXÃO SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS E SUA UTILIZAÇÃO NO COTIDIANO DO ASSISTENTE SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para o Módulo I.

Tutoreletrônico: Kely Cristina Lemes dos Santos

Turma: Noturno

Unidade: 7º SEMESTRE.

Barra-Ba

2014

INTRODUÇÃO

Por definição, um indicador social é uma medida em geral quantitativa, dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico ou programático. Ele tem a capacidade de informar algo sobre um aspecto da realidade social ou a respeito das mudanças que estão ocorrendo na mesma. Auxiliam no planejamento público nas formulações de políticas sociais, no monitoramento das condições de bem-estar da população e são peças fundamentais para aferir mudanças sociais e parâmetros dos diferentes fenômenos sociais (Jannuzzi, 2003, p. 15).

Este trabalho é um estudo de construção de conhecimento e reflexão sobre o artigo da autora Giroto, no qual a mesma traz uma abordagem critica sobre a importância, a atitude e a necessidade dos assistentes sociais em conhecer a relevância dos indicadores sociais e sua utilização no processo de gestão social.

Os indicadores sociais são considerados como ferramentas que têm como propósitos: subsidiar as tomadas de decisões diante das prioridades na administração pública, com definições diante do desenvolvimento das reais demandas sociais, e proporcionar superação das disparidades sociais diante desenvolvimento econômico, com investimentos que proporcionam um nível crescente de bem-estar social, o que atualmente traz como prerrequisito de exigência de gestão o monitoramento e avaliação, assim possibilitando mensurar os resultados e impactos diante da implementação de tal investimento público (livro de Estatística e indicadores sociais, 2013, p. 3).

Dada a relevância dos indicadores sociais para o processo de gerir o social, surge à necessidade de verificar qual é a importância dos indicadores para os assistentes sociais, atuantes no planejamento, execução e avaliação de serviços sociais.

DESENVOLVIMENTO

Giroto traz em seu artigo uma pesquisa qualitativa de analise teórico empírica por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica com assistentes sociais que atuam em projetos sociais, voltados ao idoso e à criança no município de Presidente Prudente. A entrevista do tipo não estruturada caracterizada, mais precisamente enquanto entrevista focalizada, o que a partir de um roteiro padronizado o formulário apresentou a combinação de perguntas e respostas fechadas e abertas.

Entender tal tema, indicadores sociais, é complexo, pois como são construídos a partir de referências de dados estastisticos e muitas vezes trazemos nas nossas bagagens anteriores paradigmas como:” odeio matemática”, “não gosto de estatísticas”,’ “nunca vou utilizar isso”, ou “não consigo fazer”, porém a autora traz um texto rico de conhecimento de forma clara e direta com dados gráficos estatísticos em forma de barras horizontais e verticais, nos quais mostram legenda necessárias para a compreensão dos dados por parte do leitor e gráficos em setores elaborados com base em círculo representando a participação de uma parte em relação ao todo.

A estatística tem o propósito de fazer uma organização dos dados para possibilitar a compreensão, e apresenta algumas definições que estão relacionadas à compilação dos dados, ou seja, os dados estatísticos que o profissional precisa trabalhar para um determinado propósito.

Para o profissional de serviço social é de suma importância a estatística, pois a profissão tem um caráter investigativo da realidade social na qual está inserido, assim, é um profissional que tem formação generalista e é habilitado para realizar a construção do diagnóstico social, propositivo e analítico, diante das principais questões sociais com as quais nos deparamos no cotidiano. Marcelino (2010) refere que a estatística tem ampliado a sua participação na linguagem das atividades profissionais da atualidade, considerando que os números e respectivos significados, traduzem as questões do cotidiano, possibilitando a análise com base em fatos e dados. Assim os dados estatísticos são úteis no cotidiano do profissional de serviço social na construção dos indicadores e além de ser uma ferramenta da profissão são matérias-primas para estruturar um indicador social.

Vivemos numa sociedade extremamente capitalista, onde as consequências do modo de produção são gritantes e as demandas sociais surgem a todo o momento, e cabe ao profissional compreender que os indicadores sociais são informações importantes, nos direcionam, que nos permitem avaliar aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir.

Apesar de tamanha importância sobre o conhecimento e utilização dos indicadores sociais no cotidiano profissional do assistente social, ainda tal tema é um pouco turvo e distante do cotidiano de muitos profissionais como é demonstrado no artigo da autora Giroto, quando alguns profissionais foram questionados, pois mesmo o resultado da entrevista ter sido 80% dos entrevistados terem respondido que estudaram indicadores sociais e 60% tiveram gestão social durante a graduação de serviço Social, todo o artigo nos remete a entender que tais profissionais demonstraram insegurança nas respostas,dificuldade em construir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com