TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS AOS IDOSOS: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NESTA PROBLEMÁTICA

Por:   •  13/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 6

2222222222

s

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO ................................ 4

4 JUSTIFICATIVA .......................................................................................................5

5 METODOLOGIAS ....................................................................................................6

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ....................................................................................6

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA .............................................................................7

8 ORÇAMENTOS ........................................................................................................7

9 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho versa sobre o projeto de pesquisa, “Violência e maus tratos contra os idosos”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo promover um estudo acerca de uma das mazelas Sociais mais alarmantes de nossa sociedade. Para esta discussão, considera a pessoa idosa a pessoa com mais de 60 anos conforme definido no Estatuto de idoso (Lei Nº10741, de 1ºde outubro de 2003), que também fixou várias condutas consideradas crimes contra a pessoa idosa.

Os maus-tratos ocorrem com muita frequência no âmbito familiar (pena,2002; IPEA, TD220). Entretanto, depende de onde a pesquisa é feita, isto é, de quais sejam as portas de entrada, há variações entre as formas mais comuns de maus –tratos contra os idosos em órgãos policiais ou de saúde aparece agressão física (PENNA 2002); ou serviços de disque denúncia, figura o abandono. No que reza a lei Nº10741no seu artigo 2º o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, sem prejuízo de proteção integral a saúde, física ou psíquica, e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Nós como profissionais da assistência social, temos condições teóricas e metodológicas, pautadas no perfil ético – político definido no código de Ética da profissão, de ver o idoso na sua totalidade, sua história de vida em função ao meio que o cerca.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Qual o Papel do Assistente Social nessa problemática? A assistente social com intervenção na família deve prevenir a ruptura dos vínculos, promovendo fortalecimento das relações afetivas, de forma que o idoso permaneça em seu núcleo familiar, como o papel participativo e senso de pertencimento. Portanto pode –se concluir que, para a família prevenir, proteger, promover e incluir seus membros, é preciso garantir condições de sustentabilidade.

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO

3.1 OBJETIVO GERAL

Complementar o trabalho social com a família prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecimento a convivência familiar e comunitária

OBJETIVO ESPECÍFICO

Realizar campanhas educativas sobre o processo de envelhecimento incluindo a questão da segregação e discriminação.

4 JUSTIFICATIVA

Devido a essa realidade em relação ao idoso, onde a violência doméstica ao idoso tem sido alvo constante de maus-tratos como: lesões físicas, falta de higienização, desidratação, desnutridos, não há visitas frequentes ao médico. O que nos assusta é que esta parcela sofrida de nossa sociedade nem sequer sabe pedir socorro, pois na sua maioria o agressor encontra-se principalmente dentro de sua casa.

As ocorrências de violação e maus tratos contra o idoso são protegidas por um muro de silêncio e de opressão a essa parcela desamparada da sociedade que sofre com esses danos causados pelos seus próprios familiares e que se envergonham em contar ou denunciar seus agressões aos órgãos competentes, porém há o medo de nada ser feito e eles sofrerem mais ainda na mão de seus algozes

A violência é um ato que realmente acarreta conflitos e nos idosos a agressão leva-o ao sofrimento físico, mental, psíquico.

Segundo FALEIROS, 1995:

A violência se desenvolve e dissemina nas relações sociais e interpessoais, implicando sempre uma relação de poder que não faz parte da natureza humana, mas que é da ordem da cultura e perpassa todas as camadas sociais de uma forma tão profunda que, para o senso comum, passa a ser concebida e aceita como natural à existência de um mais forte dominando um mais fraco, processo que ele descreve como a “fábrica da obediência”.

Os maus tratos é uma das formas que mais se expressa entre os idosos por se caracterizar como um dano causado ao idoso pelos próprios filhos pode ter causa por uma violência física, psicológica ou omissiva. Os maus-tratos é uma forma de violência que se processa no seio familiar, dessa forma tem que haver ações protetivas ou preventivas com relação a esses maus-tratos não se pode deixar de considerar as ações que tenham como elo a estrutura familiar.

Pensando nesses problemas criou-se um projeto de pesquisa que vem intitulado como “Violência e maus tratos aos idosos”.

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com