TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcoes Administrativas

Dissertações: Funcoes Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO................................................................................................... 3

2 – DESENVOLVIMENTO.................................................................................... 4

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS...................................................................... 4

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO........................................................................ 4

2.3 CAPITAL SOCIAL........................................................................................... 5

2.4 CAPITAL DE TERCEIRO................................................................................ 5

2.5 ANÁLISE DE MERCADO................................................................................. 6

2.6 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO.................................... 6

2.7 ESTRUTURA DE MERCADO..........................................................................7

2.8 CONTABIL IDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL..............................................................8

3 CONCLUSÃO....................................................................................................10

REFERÊNCIAS.....................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Para que uma Empresa possa permanecer nesse competitivo mercado e ser bem sucedida, é preciso que seja bem administrada. As teorias administrativas são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficiente dentro das organizações.

Devido ao tema Contexto Empresarial, vamos conhecer um pouco deste contexto que é de grande amplitude, e por ser bastante amplo, não se pretende aqui esgotá-lo, mas apenas falar um pouco de alguns enfoques importantes.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

A administração estratégica depende de um sistema orientado por funções e para entender este sistema precisamos entender como funciona o processo administrativo na prática, pois ele – composto pelas funções administrativas - é a base para a efetividade da administração estratégica.

- Planejamento é a maneira pela qual, pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano (produto do planejamento).

- Organização refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer estes recursos para dentro da estrutura.

- Controle tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

- Direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. Como que se ativa pessoas? Através de meios chamados de meios de direção. São cinco os meios básicos de dirigir pessoas: Ordem/Instrução, Comunicação, Motivação, Coordenação e liderança.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO:

De acordo com Marion (2009 p. 37), o termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos.

Patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém ou de uma entidade jurídica. A civilização considera como riquezas, em linhas gerais, itens que tem características de serem uteis, raros, fungíveis (característica de troca), tangíveis (característica de poder ser movimentado e ser trocado fisicamente), desejáveis, etc.(PADOVEZE, 2006, P.53)

Para Jose Manoel da Costa o Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.

2.3 CAPITAL SOCIAL:

O capital social, financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuadas na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.

Em alguns balanços de empresas brasileiras publicadas no mercado, a parcela dos chamados "acionistas minoritários" não é mostrada como componente do Capital Social, mas parte do exigível em longo prazo.

2.4 CAPITAL DE TERCEIROS:

Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível. É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc. Calcula-se o percentual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com