TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos éticos políticos

Por:   •  28/4/2018  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTOS ÉTICO POLÍTICO       CODIGO DE ETICA faz parte dos fundamentos ético políticos[pic 1]

O código de ética é a base normativa do assistente social

Passa a ser uma referencia dos encaminhamentos práticos e do posicionamento politico dos assistentes sociais em face da politica neoliberal e de seus desdobramentos ( que Iamamoto chama de expressões da questão social).

A IMPORTÂNCIA Do código de ética, lei 8662/93 PARA A CONSTRUÇÃO DO projeto ético-politico profissional DO ASSISTENTE SOCIAL

Em 1991, com a preocupação dos conselhos Regionais, Estaduais e Federais dos Assistentes sociais no Brasil, após inúmeras críticas ao Código de Ética de 1986, visualizou-se neste cenário as reformulações no que se refere aos valores fundamentais, principalmente a liberdade e a justiça social.

Assim, houve uma reformulação no código de Ética de 1986, reafirmando valores essenciais, conforme descritos a seguir:

Defesa intransigente dos direitos humanos; ampliação da cidadania; liberdade individual; ampliação da cidadania; democracia; equidade e justiça social; eliminação de qualquer forma de preconceito; garantia de pluralismo; opção por um projeto profissional voltado para uma nova ordem profissional; articulação com outras categorias; qualidade de serviços prestados e, livrre de discriminação. O código de ética de 1993, ajudou de forma decisiva para a construção do Projeto ético-político profissional do serviço social de forma que no atual contexto muda-se a figura deste profissional enquanto meramente assistencialista, mas acima de tudo, um profissional que se coloca contrário ao discurso fatalista dos donos do saber, dos controladores do capital.

Representa a direção dos compromissos assumidos pelo serviço social nas ultimas décadas do seu percurso histórico, o projeto ético politico hemogenico, pode – se observar nele claramente uma perspectiva critica `a ordem econômica social ( capitalismo) estabelecida e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

O serviço social é uma ocupação dotada de corpo especializados de conhecimentos e qualificações , que desenvolve pesquisas e o ensino na área, além disso ocupa uma fatia do mercado de trabalho, com reservas legais e status oficial, e possui lei de regulamento da profissão e código de ética profissional.

O projeto ético-politico tem como valor central a LIBERDADE, valor fundante junto com a justiça social, seu descumprimento está sujeito a sanção, relaciona-se com a DEMOCRACIA, autonomia e emancipação dos indivíduos.

CIDADANIA e serviço social são insepareveis. Forte conexão entre o profissional com acesso as politicas sociais

A  nossa principal teoria é a marxista. A nossa principal corrente teórica é emancipadora, transformadora

Fique atenta/A Lei 8.662, prevê em seu art.16, três penalidades que poderão ser aplicadas pelos CRESS, são elas: θMULTA (de 1 a 5x a anuidade); θSUSPENSÃO (impedimento de 1 a 2 anos sem exercer a profissão); θ CANCELAMENTO DEFINITIVO DO REGISTRO (extrema gravidade ou reincidência contumaz = persistência no mesmo erro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com