TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundação casa

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O coordenador pedagógico é um eixo primordial em qualquer instituição que trabalhe, ele supre necessidades de todos os tipos existentes no ambiente em que esta, inserido, questões que às vezes não são de sua responsabilidade, mas que fazem parte da dinâmica do local de trabalho e que não podem ser deixadas para trás ou em aberto.

O presente trabalho tem como objetivo conhecer o papel do coordenador pedagógico dentro das instituições da Fundação Casa, seu papel dentro deste tipo de instituição é essencial pois tem como características levar os jovens em período de internação a conscientizarem uma nova postura, leva-los a acreditar que existem caminhos melhores, afim de inseri-lo novamente na sociedade de maneira adequada, porém o coordenador é um dos atores envolvidos no quadro de funcionários das Fundações, devendo ter consciência portanto que seu trabalho será melhor aplicado se for desenvolvido no coletivo e não individualmente.

O menor inserido como uma maneira, sócio educativa vêm para o estabelecimento da Fundação Casa, muitas vezes, por dificuldades no convívio familiar, atos infracionais, uso de substâncias químicas ou por fazerem parte da população em situação de rua, ambiente este de difícil convivência e que propicia o jovem a entrar num caminho muitas vezes sem volta.

O papel do Coordenador dentro destas instituições é dar oportunidade deste jovem ser ouvido em outra perspectiva, de maneira acolhedora e parceira, conduzindo uma prática de discussão, orientação, trocas de informações mas sempre tendo em mente sua liderança e seu propósito de mudanças significativas e qualitativas na vida deste cidadão.

TEMA

A importância do Coordenador Pedagógico na Fundação Casa.

JUSTIFICATIVA

Se o coordenador pedagógico conhece a dificuldade do jovem durante seu período de adaptação e inserção em uma instituição, ele pode atuar transformando essa realidade em um cidadão melhor, servindo como elo entre sociedade e família.

O Coordenador Pedagógico é o agente de transformação no cotidiano das instituições sendo responsável pelas mudanças que surgiram nos envolvidos ao seu redor, e também é ele quem constrói e viabiliza no coletivo o Projeto Politico Pedagógico que será utilizado para que seus objetivos sejam alcançados.

OBJETIVO GERAL

Compreender a importância do Coordenador Pedagógico dentro das instituições da Fundação Casa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar as medidas utilizadas pelo Coordenador Pedagógico para elaboração de suas medidas de transformação dentro da instituição?

Como o Coordenador Pedagógico influencia no processo de evolução do jovem em período de internação?

PROBLEMA

Qual a importância e influência do Coordenador Pedagógico dentro das instituições da Fundação Casa?

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Freire (1982) ele defende ao descrever que o coordenador pedagógico é, primeiramente, um educador e como tal deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com