TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundos De Investimento

Trabalho Escolar: Fundos De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDO DE INVESTIMENTOS

Fundo de Investimentos

Fundo de investimento é uma modalidade de aplicação financeira, caracterizada pela união de diversos investidores, para aplicar o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos financeiros.

No Brasil, os fundos de investimentos são pessoas jurídicas legalmente constituídas, com registro junto ao CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) da Receita Federal, além de um Estatuto Social, que define as regras de atuação do fundo, composição da carteira, níveis de risco administração geral. Na qualidade de pessoa jurídica, os fundos podem contratar especialistas, encarregados do gerenciamento e administração, de forma a maximizar os lucros e minimizar os riscos para os investidores. Apesar da personalidade jurídica, os fundos não são empresas.

Do ponto de vista jurídico, um fundo de investimento é simplesmente um condomínio de investidores denominados cotistas, que reúnem seus recursos com o objetivo de investir no mercado financeiro. Os fundos convertem esser recursos em cotas de participação, daí a denominação cotista.

Condomínio

Condomínio é a base legal do fundo de investimento, e é desta base que emerge o seu sucesso, pois o capital investido por cada um dos investidores cotistas é somado ao recurso de outros cotistas, para ser investido em conjunto e coletivamente, com os benefícios do ganho de escala, da diversificação de risco e da liquidez das aplicações.

Cota

A cota é a menor fração do patrimônio líquido* e são sempre escriturais e nominativas.

Os fundos são constituídos na forma de condomínio, o que caracteriza a co-propriedade dos bens. Os bens, portanto, pertencem aos condôminos, que recebem a denominação de cotistas. Os cotistas por sua vez, são proprietários de partes ideais, representadas por cotas proporcionais aos valores investidos por cada um destes.

*Patrimônio Líquido: O Patrimônio Líquido (PL) representa a diferença entre o valor dos ativos e passivos do fundo, isto é, representará a soma de todo o saldo, ativos e operações do fundo e descontará seus custos e taxas.

Propriedades dos Ativos de Fundos de Investimentos

Conceito de Benchmarks e Índices de Referência

O benchmark é um índice ou indicador de desempenho que serve como parâmetro de comparação para os fundos e outros investimentos. Em geral, o objetivo dos investimentos é superar o seu benchmark. Como exemplo, um fundo de renda fixa que possua o CDI como o seu benchmark, buscará ter sua rentabilidade igual ou superior a essa referência.

Ibovespa – Índice Bovespa

O Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). De acordo com a própria bolsa, “Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968.”

Assim, sempre que se vê nos noticiários que a bolsa está em alta ou em baixa, geralmente essa informação refere-se ao próprio Ibovespa. Atualmente, o Índice Bovespa representa uma média ponderada das 71 ações mais negociadas na bolsa, como AMBEV, Cielo, CEMIG, GERDAL, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com