TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundos De Investimentos

Pesquisas Acadêmicas: Fundos De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

- Conceito de Benchmarks e Índices de Referência

O Benchmarck é um índice ou indicador de desempenho que serve como parâmetro de comparação para os fundos e outros investimentos, é um valor ou ponto de referência para uma medida. No mercado de capitais, regra geral usa-se como benchmark um índice acionista, funcionando o índice como proxy ou substituto/representante do mercado, serve como parâmetro de comparação para os fundos e outros investimentos. Em geral, o objetivo dos investimentos é superar o seu benchmark.

A ideia é aferir do valor de uma dada performance não pelo seu valor absoluto, mas sim pelo valor relativo alcançado face ao mercado. Isto acontece porque é completamente diferente de ganhar 10% quando um mercado sobe 10%, de ganhar os mesmos 10% quando o mercado cai 20% ou sobe 50%.

Assim, cada fundo tende a estabelecer qual é o seu benchmark, com o qual comparará a sua performance. Esse benchmark tende a ter alguma relação com o campo de atuação do fundo.

Um fundo de obrigações tenderá a escolher um benchmark que represente uma curva de taxas de juro (com várias maturidades), um fundo de commodities, um basket de commodities ou um indíce que represente tal basket.

A ideia é tornar-se possível compreender quanto da performance de um fundo é devida à gestão do dito, e quanto dessa performance é simplesmente decorrente da evolução do mercado no qual o fundo investe.

- Renda Variável: Ibovespa;

O Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). De acordo com a própria bolsa, “Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968.”

Assim, sempre que se vê nos noticiários que a bolsa está em alta ou em baixa, geralmente essa informação refere-se ao próprio Ibovespa. Atualmente, o Índice Bovespa representa uma média ponderada das 71 ações mais negociadas na bolsa.

- IBX

IBX é a sigla para o Índice Brasil, introduzido pela Bovespa em 1997. Este indicador mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações, selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa, classificadas em ordem decrescente por liquidez e por negociabilidade. As ações que compõem a carteira sofrem uma ponderação, de acordo com o número de ações disponíveis no mercado. A revisão da carteira é realizada a cada quatro meses.

- Renda Fixa: DI;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com