TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do assistente social

Ensaio: Funções do assistente social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Ensaio  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2 – passos 1,2 e 3

A partir da leitura do texto de Maria Lúcia Martinelli descrevemos as seguintes perguntas:

1° O que significa mudar?

A mudança tratada no texto, significou um grande marco na profissão do Assistente Social, é a ruptura do Serviço Social, com sua próprias origens burguesas ,tornam-se assim uma profissão reconhecida.

2° Quais as conseqüências do desemprego enquanto questão social?

O indivíduo que se encontra desempregado vê esse momento como uma perca de status social e o desaparecimento do seu reconhecimento social. As consequências são grandes, pois trabalhando vem os lucros para a sociedade, que são transformados e impostos, que de certo modo retornam pra a sociedade, levando em conta que o desemprego também acarreta o aumento da violência e da pobreza atingindo a sociedade como um todo.

3° Por que o conhecimento especializado é importante?

O conhecimento especializado é quando um indivíduo possui total domínio sobre determinado tema; É importante dependendo da posição em que é requisitado quando trata-se de um repasse de conhecimento, é necessário que o transmissor domine bem o conteúdo a respeito de um determinado assunto.

Está faltando mão-de-obra especializada no mercado capitalista, com isso pessoas estão procurando cada vez mais qualificação profissional por conta do aumento da tecnologia.

Inicialmente o Serviço Social apresenta-se envolvido com os interesses das classes dominantes. Por volta da década de 30 começou a haver no Brasil uma urbanização crescente, e as contradições da industrialização, fizeram surgir às lutas reivindicativas, a classe trabalhadora passou a organizar-se resultando na hostilidade do outro grupo. Nasce neste momento através do papel pacificador por parte do Estado, a institucionalização do Serviço Social que movido pelas profundas alterações sociais através do processo de transição do modelo agrário comercial para o modelo industrial, atuando a frente à questão social que é apresentado diante de todos. O debate sobre questão social atravessa toda a sociedade e obriga o Estado, as frações e a igreja a se posicionarem diante dela. A Igreja Católica torna-se fundamental na abertura das duas primeiras escolas de Serviço Social. (Iamamoto 2004; p 18).

O chamado Movimento de Reconceituação iniciou-se ao redor de 1965, sendo um processo de ruptura com o SS norte-americano - vigente no Brasil após o final da IIª Guerra. Foi uma proposição no sentido de adequar o SS à problemática dos países latino-americanos, buscando um marco referencial e teórico para a prática do SS e elaboração de uma literatura autônoma. Identificou-se por três momentos distintos: Crítica da ligação c/os países dominantes, com seu caráter importado da Europa e Estados Unidos. Foi o momento mobilizado pelo CBCISS, promovendo os Seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970). Foi a apresentação do SS voltado para a integração social na perspectiva da modernização neopositivista.

Em um segundo momento continua-se o questionamento sem a ligação do SS com os valores e classes dominantes. Foi o período dos novos paradigmas científicos, do ressurgimento dos movimentos sociais e estudantis na política brasileira. Em um terceiro momento ocorreu com o resgate das teorias marxistas, pelas obras de Iamamoto e outros. Com base no pensamento de Gramsci, coloca-se a instituição como o espaço das lutas de classes, procurando-se fortalecer á prática do SS aliada aos movimentos populares.

Nosso grupo fez um levantamento dos principais problemas enfrentados pela população carente da cidade de Teresina-PI.

Embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com