TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO AMBIENTAL

Casos: GESTAO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

As alterações climáticas sempre estiveram presentes no nosso planeta, sendo que antes da ascensão de instrumentos tecnológicos e produtivos desenvolvidos pelo homem, estas alterações revelavam uma sazonalidade equilibrada. Com o advento da industrialização, os processos produtivos tiveram a necessidade de utilizar cada vez mais fontes energéticas, tais como, o petróleo, o carvão mineral, e, atualmente os biocombustíveis. A partir disso, o processo de aquecimento global tem-se mantido constante e ao mesmo tempo intenso, em quantidades crescentes. Diante desta situação, tem sido comum a ocorrência de eventos climáticos extremos, cujas consequências têm sido as mais diversas, indo deste os prejuízos económicos, passando pelas perdas de vida decorrentes de inundações, furacões, ondas de frio ou de calor. Em consonância com esta dinâmica têm-se agravado os riscos ambientais, bem como as suas implicações nos mais variados segmentos da sociedade, em especial na ocorrência de algumas epidemias, no maior número de mortes em função de eventos como desabamentos, afogamentos, entre outros. Diante do contexto ambiental observado em nosso planeta, vem sendo engendrado no clima manifestações de alguns eventos climáticos extremos. Com a crescente ocorrência destes eventos, nota-se uma preocupação maior com os riscos climáticos e seus impactos possíveis a sociedade. O Brasil se defronta com dados preocupantes em relação à geração de resíduos sólidos urbanos. As mudanças nos padrões de produção e consumo, o desenvolvimento industrial e os serviços tecnológicos têm provocado alterações na composição e na qualidade do lixo gerado, exigindo que a prestação dos serviços seja intensificada visando encontrar soluções integradas para gestão destes resíduos.

PALAVRAS-CHAVE: Alterações climáticas, riscos ambientais, problemas de saúde, resíduos sólidos.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente vive-se um momento de grandes preocupações com relação ao meio ambiente. Tudo isso ocorreu a partir da Revolução Industrial, Este processo teve início há mais ou menos 200 anos, na Inglaterra, que foi o primeiro país a gerar energia em larga escala, utilizando suas grandes reservas de carvão. E foi a partir da produção da energia elétrica que o desenvolvimento tecnológico ganhou forte impulso.

Com o passar do anos, foram criados uma grande quantidade de materiais sintéticos, na sua maioria não são encontrados na natureza, vão se acumulando no meio ambiente demorando centenas de anos se decompor, e uma parte desses materiais simplesmente não se decompõem. Com a Revolução Industrial teve um grande aumento de tecnologias que possibilitavam o ser humano a ter seus bens de consumo, como avia um grande demanda desses bens (ex. automóveis, residências, alimentação etc. ) ouve o aumento da produção, sendo assim fechando um ciclo que tem como consequências a degradação ambiental.

Devido ao grande crescimento populacional, consequentemente ouve o aumento dos resíduos sólidos. Surgiu então a necessidade da busca de soluções para minimizar os impactos provenientes da poluição crescente. Organizações, movimentos e países de todo mundo iniciarão ações de preservação ambiental. Foram organizadas grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com