TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO

Trabalho Universitário: GESTÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  9.391 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1: Acerca da Pesquisa Operacional foram feitas as seguintes afirmações:

I. É caracterizada pela utilização de modelos matemáticos para orientar os executivos na tomada de decisões.

II. A Pesquisa Operacional busca soluções ótimas para os problemas e trabalha com o sistema como um todo e não somente com os elementos que o compõe.

III. Considera-se como características da Pesquisa Operacional, a aplicação do método científico e o uso de equipes interdisciplinares, com a finalidade de obter soluções que melhor satisfaçam aos objetivos da organização como um todo.

IV. A Pesquisa Operacional tem por finalidade conciliar os objetivos conflitantes dos diversos órgãos da empresa.

Estão corretas todas as afirmativas: LETRA C

a) I; II e III.

b) I; II e IV.

c) I; III e IV.

d) II; III e IV.

e) Todas estão corretas.

JUSTIFICATIVA: Ela só trabalha com elementos que compõe.

Questão 2: A Pesquisa Operacional trabalha com modelos matemáticos que são representações da realidade, mas não podem ser tão complexos e difíceis de controlar como a realidade, pois aí não haveria nenhuma vantagem em utilizá-lo. Dessa forma podemos afirmar que:

Podemos construir modelos que são muito mais simples que a realidade e ainda assim conseguir empregá-los para prever e explicar fenômenos com alto grau de precisão,

PORQUE

Embora seja necessário um grande número de variáveis para prever um fenômeno com exatidão perfeita, um pequeno número de variáveis não explica suficientemente bem a maior parte dele.

a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

c) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

d) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

e) As duas afirmações são falsas.

Em relação às duas afirmativas podemos dizer que: LETRA B

JUSTIFICATIVA: Quanto maior a amostra mais exato

Questão 3: Dentro da Pesquisa Operacional um dos mais nobres modelos é o da Programação Linear. José Celso Contador afirma que a programação matemática, a linear inclusa, é responsável por cerca de 60% dos problemas de Pesquisa Operacional. Modelar um problema, na programação linear, consiste em definir as variáveis de entrada, definir a função objetivo e montar o sistema de equações e inequações referentes às restrições. Entre os métodos de solução na programação linear temos o método gráfico aplicável a problemas com duas variáveis de entrada. Com relação a esse modelo é incorreto afirmar:

a) Em principio qualquer ponto do plano ortogonal é solução do problema.

b) Cada restrição divide o espaço ortogonal em dois campos. Um com as soluções viáveis e outro com as que não são viáveis.

c) A sucessiva colocação de restrições produz um polígono de soluções possíveis.

d) A solução ótima está num dos vértices do polígono, porque são os pontos em que duas restrições são utilizadas ao mínimo.

e) A maneira de definir o valor ótimo entre os vários pontos possíveis é através de tentativas sucessivas.

JUSTIFICATIVA : Por que cada restrição divide o espaço ortogonal em dois campos.

Questão 4: O modelo matemático utilizado na programação linear é um sistema de equações e inequações. As inequações podem ser transformadas em equações através da introdução de variáveis diversas. Sobre isso foram feitas as afirmações:

I. Um sistema de equações só é determinado quando a quantidade de incógnitas é maior que a quantidade de equações.

II. Uma variável de folga ou residual é utilizada quando a desigualdade for do tipo ≤ e é uma variável não negativa somada ao lado esquerdo da desigualdade e numericamente igual à diferença entre o termo independente e os valores à esquerda da desigualdade.

III. A solução de um sistema indeterminado é obtida atribuindo-se valor zero para (n-m) incógnitas sendo m o número de equações e n o de incógnitas em sucessivas tentativas de obter a solução ótima.

IV. No Simplex a primeira solução básica é obtida igualando a zero algumas das variáveis de entrada.

a) I; II e III.

b) I; II e IV.

c) I; III e IV.

d) II; III e IV

e) Todas estão corretas.

JUSTIFICATIVA: Estão corretas todas as afirmativas: A quantidade de equações devem ser iguais.

Questão 5: Ellenrieder comenta as origens da Pesquisa Operacional da seguinte forma “Sob o ponto de vista histórico, o nome Pesquisa Operacional é relativamente novo, de origem militar ,sendo usado pela primeira vez na Grã Bretanha, durante a Segunda Guerra Mundial”. Desta forma é incorreto afirmar:

a) Apesar do uso relativamente recente do termo Pesquisa Operacional, o uso de seus conceitos é anterior, pelo menos desde a Revolução Industrial.

b) A Segunda Guerra Mundial foi a oportunidade do desenvolvimento da Pesquisa Operacional devido ao fato da existência de armamentos bastante conhecidos, com intensivo uso anterior que permitia medir sua eficiência máximac) Frequentemente confunde-se a Pesquisa Operacional com a Escola Matemática da Administração.

d) Os grupos de estudo da Pesquisa Operacional na Segunda Guerra eram multidisciplinares chegando a ter biólogos e astrofísicos na sua composição.

e) Antes da Segunda Guerra mundial a utilização da Pesquisa Opeional era considerada uma atribuição estritamente militar.

JUSTIFICATIVA: pesquisa operacional foi desenvolvida para dar agilidade logística na guerra

Questão 6: A Pesquisa Operacional preocupa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com