TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL.

Trabalho Universitário: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  4.349 Palavras (18 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA 4

2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 6

2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO 8

2.4 RISCO E RETORNO 9

2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 11

2.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTOPARA A GESTÃO 12

3 NOÇÕES DE ATUÁRIA 14

3.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA 14

3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 15

4 DIREITO EMPRESARIAL 17

4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES 17

4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS 17

5 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma análise do orçamento empresarial como um elemento fundamental no processo de gestão. Evidenciam de forma ampla os principais conceitos, características e tipos de orçamento para conhecimento geral do processo. Aborda o impacto dos principais orçamentos na tomada de decisão. Para uma implantação bem sucedida é necessária a organização dos dados e parametrizações para que o orçado seja alcançado. Isto porque é uma ferramenta importante para a tomada de decisão.

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente, na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial.

O Direito Empresarial, antigo Direito Comercial, é o ramo do direito que estuda as relações privatistas que envolvem a empresa e o empresário.

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O Objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais, mas nem sempre ocorre uma adequada gestão financeira na empresa. Uma gestão correta permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para aperfeiçoar resultados. A gestão financeira abrange muitos aspectos dentro da empresa, tudo necessita de um certo cálculo financeiro.

No orçamento não é um procedimento isolado, feito pelo departamento financeiro. É um conjunto de esforços que tem o objetivo de maximizar os resultados, dentro dos parâmetros da ciência e da lei. Pode-se até mesmo questionar o procedimento e até mesmo a lógica cientifica de Finanças. Porém, após entender e compreender é fundamental colocar em prática esses conceitos e práticas reconhecidos no mundo inteiro.

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

Função da empresa que tem por objetivo efetuar a melhor aquisição possível de recursos financeiros, por forma a permitir o normal funcionamento da atividade produtiva da empresa. Comporta tarefas de suma importância na gestão de qualquer empresa, como seja: a captação de fundos (ao menor custo e nas melhores condições possíveis) a determinação da estrutura financeira mais adequada, a política de dividendos, a gestão da liquidez, a preparação das contas a apresentar anualmente, a averiguação das varias hipóteses de investimento, a efetivação desses mesmos investimentos, a gestão do orçamento anual e a sua repartição pelos vários setores da empresa.

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões à atividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por outro lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rentabilidade dos recursos nela aplicados.

Os grandes objetivos das ações e decisões da gestão financeira podem ser sintetizados da seguinte forma:

• Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais.

• Assegurar a rentabilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rentabilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.

• Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à criatividade corrente, quer à realização de investimento em capital fixo.

As atividades integradas na função financeira podem ser as seguintes:

• A determinação das necessidades de recursos financeiros (planejamento das necessidades de recursos financeiros, a inventariação dos recursos disponíveis, a previsão dos recursos liberados e o calculo das necessidades de financiamento externo). Este tipo de atividade é geralmente designado por gestão de tesouraria.

• A obtenção de financiamento (para financiar a atividade corrente ou para financiar investimento) de forma mais vantajosa tendo em conta os fins do financiamento, os custos, prazo e outras condições contratuais, as condições fiscais, o impacto na estrutura financeira da empresa, entre outras. A esta atividade pode ser a designação de analise das fontes de financiamento.

• A aplicação criteriosa dos recursos financeiros, incluindo os excedentes de tesouraria, de forma a obter uma estrutura financeira equilibrada e adequados níveis de eficiência e de rendibilidade. As principais variáveis a ter em conta na aplicação dos recursos financeiros deverão ser o retorno potencial dessa aplicação, o seu grau de liquidez e o risco que lhe está associado.

• A análise econômica e financeira, incluindo a recolha de informações e o seu estudo de forma a obter respostas seguras sobre a situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com