TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genes Alelos

Dissertações: Genes Alelos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

Genes Alelos

São aqueles que formam pares e se situam em loci (É o local que cada gene ocupa no cromossomo) correspondentes nos cromossomos homólogos. Eles respondem pelo mesmo caráter, especificidade determinada, ao menos, por um par de genes.

Se houver um gene responsável pela manifestação da característica “cor do olho” num local (locus) específico de um cromossomo, no cromossomo homólogo haverá um gene que determinará o mesmo caráter, em locus correspondente.

Se, por exemplo, houver um gene “A” num cromossomo, o gene “a”, localizado no homólogo correspondente, será alelo de “A”. Da mesma forma, “B” será alelo de “b”, mas “A” não será alelo de “b”. Cada par de genes determinará um caráter, podendo ser homozigoto (letras iguais – AA ou aa) ou heterozigoto (letras diferentes – Aa).

Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos

A espécie humana possui 46 cromossomos, sendo 44 autossomos e 2 sexuais. Todos estes cromossomos encontram-se pareados, logo temos 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Os representantes de cada par desses cromossomos são chamados de cromossomos homólogos. As células que possuem os cromossomos homólogos são chamadas de células diplóides (2n), pois eles estão aos pares. Células que contém apenas 1 dos representantes são chamadas de haplóides (n) e são, normalmente, formadas por meiose para a produção de gametas.

São cromossomos iguais entre si (do grego homologos = igual, semelhante) que juntos formam um par. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diplóides. Num par, os dois homólogos possuem genes para os mesmos caracteres. Esses genes têm localização idêntica nos dois cromossomos (genes alelos). Na célula-ovo ou zigoto, um cromossomo vem do espermatozóide e o outro vem do óvulo.

Para reconhecer os cromossomos homólogos, utilizam-se critérios como tamanho, posição do centrômero e localização das "estrias", ou bandas, que são as linhas mais claras.

Durante a divisão celular meiótica, eles se alinham e, nessa altura, pode ocorrer a recombinação que é a permuta de genes entre esses dois cromossomos. A recombinação é a responsável pela geração da maior parte da biodiversidade em todo o planeta. O conjunto de informações sobre as características dos cromossomos de uma espécie recebe o nome de cariótipo

Gene dominante homólogo e Genes necesivos

Gene dominante é um gene que no estado heterozigótico se expressa com predominância sobre a expressão do gene recessivo. Um indivíduo heterozigoto carrega consigo dois alelos diferentes do mesmo gene. Mendel já afirmara que o gene dominante não se mistura com o recessivo, ambos ocorrendo puros na separação.

Gene recessivo é um gene cuja característica não aparece expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos (arranjo homozigoto), e só se manifesta na ausência de seu gene contrário " dominante." Geralmente genes recessivos, estão ligados a cores, mais podem caracterizar também síndromes, doenças, causadas por genes recessivos anormais como é o caso do daltonismo. Na parte de características, exemplos: cabelos loiros, cabelos ruivos, olhos claros ( de cores azuis, verdes, cinzas)cabelo liso et... Homozigótico: quando o índividuo carrega consigo dois pares de genes iguais para determinadas características Assim, só teremos indivíduos albinos quando o genótipo for aa. Esses genes são chamados recessivos porque ele fica escondido (em recesso) quando o gene dominante está presente. No caso de herança ligada ou restrita aos cromossomos sexuais, o gene recessivo pode se manifestar, mesmo em dose simples. Genes alelos, que formam uma característica recessiva respondem pelo mesmo caráter, especificidade determinada, ao menos, por um par de genes. Se houver um gene responsável pela manifestação da característica “cor do olho” num local (locus) específico de um cromossomo, no cromossomo homólogo haverá um gene que determinará o mesmo caráter, em locus correspondente. Se, por exemplo, houver um gene “A” num cromossomo, o gene “a”, localizado no homólogo correspondente, será alelo de “A”. Da mesma forma, “B” será alelo de “b”, mas “A” não será alelo de “b”. Cada par de genes determinará um caráter, podendo ser homozigoto (letras iguais – AA ou aa) ou heterozigoto (letras diferentes – Aa).Algumas doenças são devidas a um gene recessivo anormal. Para ser portador da doença, a pessoa tem que receber dois gene doentes, um de cada genitor. As doenças estão divididas em dois tipos: as que são relacionadas aos genes, que contêm o material genético, e aos cromossomos, que alojam os genes.

Homozigoto e o Heterozigoto?

Homozigoto é o termo em biologia para se determinar um par de genes ou características iguais entre si em funcionalidade,

Ex; AA Homozigoto ( homo = igual)

Heterozigoto é um termo usado para determinar um par de genes diferentes entre si em funcionalidade

ex: Aa Heterozigoto ( hetero= diferente )

Fenótipo

O termo “fenótipo” (do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico) é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Também fazem parte do fenótipo características microscópicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com