TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerdau

Tese: Gerdau. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

1. A.

Quando no período de 1980/83 a Gerdau da inicio a ao projeto de assistência técnica internacional com empresas japonesas ela já se enquadra na primeira era que diz respeito a Inspeção, em 84 pode ser enquadrada na era de controle estatístico do processo,.

A partir de 88 quando começa a trabalhar com a conscientização da qualidade total já começa a dar os primeiros passos em direção a era da garantia da qualidade, essa era fica mais difundida em 89, com a adoção formal do TQC ( controle da qualidade total).

Em 95 começamos a identificar indícios que a Gerdau buscava então inserir-se na gestão total da qualidade, uma vez que neste ano implementou o sistema de reconhecimento para grupos de trabalhos. Desde então a Gerdau vem cada vez mais buscando seu desenvolvimento, de maneira a acompanhar as mudanças de percepção da qualidade do cliente.

B.

Foco na obtenção de certificados, uma vez que estes certificados comprovam sua credibilidade e qualidade tanto do produto quanto do serviço prestado, não apenas visto pelo cliente mas também pelo colaborador.

2. Inspeção: tem como interesse a verificação, tem como qualidade um problema a ser resolvido, procura dar ênfase na uniformidade do produto, seu método utilizado é principalmente a inspeção. O papel dos funcionários inseridos nesta era está voltado a inspeção, classificação, contagem, avaliação e reparo. E o responsável pela qualidade do produto é o departamento de inspeção.

Controle estatístico do processo: Como o próprio nome diz seu principal interesse está voltado ao controle, assim como na era anterior a visão da qualidade ainda é um problema a ser resolvido, busca também a uniformidade do produto, entretanto com menos inspeção. Os métodos utilizados começaram a mudar, nesta era se da início a utilização de ferramentas e técnicas estatísticas. O pepal dos profissionais da qualidade está direcionado a solução de problemas e a aplicação de métodos estatísticos. E o responsável pela qualidade passa a ser os departamentos de fabricação e engenharia.

Garantia da qualidade: neste era o principal interesse está voltado para a coordenação, sua visão de qualidade ainda é como um problema a ser resolvido, mas que é enfrentado proativamente. Sua ênfase está em toda a cadeia de produção, desde de o projeto até o mercado, e a contribuição de todos os grupos funcionais para impedir falhas na qualidade. O método utilizado está voltado para a formulação de programas e sistemas. O planejamento, medição da qualidade da qualidade e desenvolvimento de programas agora é papel dos profissionais da qualidade. A partir de agora todos os departamentos são responsáveis pela qualidade oferecida.

Gestão total da qualidade: Possuí uma visão de qualidade como sendo uma oportunidade de diferenciação da concorrência. Tem como ênfase as necessidades de mercado e do cliente. Nesta era seus métodos são o planejamento estratégico, estabelecimento de objetivos e a mobilização da organização. O papel do profissional da qualidade passa a ser mais amplo, agora é responsável pelo estabelecimento de metas, educação e treinamento. E a responsabilidade pela qualidade é de todos da empresa.

A empresa que conheço bem é a qual eu trabalho. Unimed

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com