TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Resíduos Em Supermercado

Exames: Gerenciamento De Resíduos Em Supermercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 5

Quebra de Mercadoria

Toda mercadoria que gera prejuízo no supermercado direta ou indiretamente, produto vencido, quebrado, estragado, ou seja, basicamente todo produto que vai ser jogado fora ou não foi para a área de venda por algum motivo dando prejuízo direto na loja. É dividido em cinco categorias:

Quebra natural: Mercadoria que venceu ou estragou antes da venda e não tem troca.

Quebra de fornecedor: Mercadoria recebida errada exemplo: Na caixa de bolo marcava 20 unidades e só veio 17 unidades.

Quebra de cliente: Mercadoria que foi avariada pelo cliente em loja antes da compra.

Quebra de degustação: Mercadoria dada de brinde ou degustada pelos clientes oferecidos pelo estabelecimento.

Quebra de Operação: Mercadoria avariada pelo colaborador.

Os produtos que mais geram, quebra nos Supermercados são mercadorias de Hortifruit ou F.L.V. (Frutas legumes e verduras).

Quebra diária, em média chegam pelo CEAGESP R$8000,00 reais de mercadoria e em media R$ 750,00 reais dessa mercadoria é jogada fora.

O quebra do FLV varia de 5,74% á 9,37% por dia dependendo da venda. Essa media é feita pelo numero de mercadoria que foi vendida X quebra. No trimestre o percentual de quebra é de 3,5% do total do supermercado.

Fonte: hortifruti.com. br

Troca de Mercadorias

Fonte: superlopes.com.br

Mercadoria que gera quebra, mas não diretamente ao supermercado e sim para o fornecedor, ou seja, ele faz a troca por outra mercadoria igual ou é faturada uma nota fiscal com destino ao fornecedor devolvendo toda mercadoria avariada. O custo das mercadorias avariadas já é embutido no preço de venda do produto. Exemplo de produtos que seguem esse método de troca por emissão de nota são Laticínios em geral de fornecedores como: DPA (Dairy Partines American) produtos da marca Nestlé, Danone Laticínios, Empresa de Produtos Alimentícios Vigor, Cooperativa de Produtos Rurais produtos coma marca Itambé e BRF – Brasil Foods produtos com marca Batavo.

Ou é usado o novo conceito em Trocas o TROCA ZERO, funciona da seguinte forma o fornecedor envia uma verba para o supermercado todo mês referente a todo prejuízo que o mercado teve em cima dos produtos desse fornecedor, isso economiza tempo, espaço para armazenar produto avariado e na questão logística o fornecedor não tem mais que disponibilizar caminhões e funcionários para retirar e levar produtos de trocas. Fornecedores como UNILEVER.

Armazenagem de Resíduos

Câmara de Lixo

Todo tipo de resíduos são armazenados netas salas papel, orgânicos e não orgânicos, lixo comum e quebra de mercadorias até a coleta de lixo vir retirar todos os dias no fim de tarde.

Câmara Fria de Trocas

Aqui são armazenados resíduos perecíveis aguardando troca pelo fornecedor, as vezes a falta de organização na armazenagem causa mais avaria nas mercadorias.

Resíduos Animais

Também são armazenados na câmara fria e são vendidas para empresas que coletam e fabricam sabão e sabonetes.

Coleta e processamento de resíduos animais

A região metropolitana de São Paulo gera mensalmente 22.000 toneladas de carcaças bovinas, resíduos de carne e seus derivados em condições impróprias para consumo humano. O beneficiamento destes materiais em Fábricas, com a planta industrial da Razzo em São Paulo é muito importante, tanto pelo controle sanitário, como pelo controle ambiental, à medida que impede que estes “resíduos” sejam alocados em calçadas, aguardando a coleta pública de lixo, atraindo Acumulando-os em aterros sanitários no lugar do lixo doméstico, tais resíduos, contaminariam o solo e águas subterrâneas além de agravar a poluição do ar. Sua queima traria conseqüências muito piores através do mau cheiro e emissão de gás metano.

Ao longo dos seus 46 anos de existência a Razzo Ltda sempre pesquisou e implementou as mais novas tecnologias disponíveis no mercado para o seu ramo de atividade, sendo pioneira na implantação de equipamentos modernos de seu parque industrial, aumentando significativamente o desempenho produtivo e mantendo um alto padrão de qualidade de seus produtos.

A coleta de ossos nesses diversos pontos da cidade é realizada com uma frota própria de caminhões adequados a este tipo de atividade. Toda frota possui carrocerias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com