TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  5.386 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO FINANCEIRA

1ª Lista de Exercícios

Referência: GITMAN – Cap. 1 – Princípios de Administração Financeira – 10ª edição

1 – O que são FINANÇAS? Explique como essa área afeta a vida de todas as pessoas e organizações.

Finanças é definido como a arte e a ciência de administrar o dinheiro. Praticamente todas as pessoas físicas e jurídicas ganham ou levantam, gastam ou investem dinheiro. Finanças diz respeito ao processo, instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais. O campo de finanças é amplo e dinâmico, afetando diretamente a vida das pessoas e organizações. Há muitas áreas e oportunidades de carreira nesse campo. Os princípios básicos de finanças são universalmente aplicáveis a empresas de todos os tipos. Alem disso, muito deles também podem ser aplicados as suas finanças pessoais.

2 – Quais são as atividades financeiras do Tesoureiro, ou administrador financeiro, em uma empresa madura?

O Tesoureiro principal administrador financeiro, costuma ser responsável por atividades relacionadas à capital, como planejamento financeiro e captação de fundos, tomada de decisões de investimentos de capital, gestão de caixa, gestão de atividades creditícias, gestão de fundos de pensão e gestão de cambio.

3 – Qual é o princípio econômico básico usado na administração financeira?

O

principio econômico básico usado na administração financeira é a analise marginal. Princípio segundo o qual devem ser tomadas decisões financeiras a realizadas ações, somente quando os benefícios adicionais superam os custos adicionais.

4 – Quais são as principais diferenças entre contabilidade e finanças no que se refere a fluxos de caixa e tomada de decisões?

A principal diferença é que a função do contabilista é desenvolver e relatar dados para mensurar o desempenho da empresa, avaliar sua situação financeira, atender aos requisitos dos reguladores de títulos e apresentar os relatórios por eles exigidos. A segunda grande diferença é que os contabilistas dedicam à maior parte de seus esforços a coleta e apresentação de dados financeiros. Os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, desenvolvem mais dados e tomam decisões com base na analise marginal resultante.

5 – Quais são as duas atividades básicas do administrador financeiro relacionadas ao balanço da empresa?

As duas principais atividades dos administradores financeiros são tomar decisões e investimentos e de financiamentos. As decisões de investimentos determinam a combinação e os tipos de ativos que a empresa detém. As de financiamento determinam a combinação e os tipos de financiamento por ela usados.

6– Quais os três motivos básicos para a maximização do lucro ser incompatível com a

maximização da riqueza?

Os três motivos são: A distribuição no tempo empresa obtém rendimento com os fundos a receber. Fluxo de Caixa e Risco.

7 – O que é RISCO? A probabilidade de que os resultados reais possam diferir dos resultados esperados. Porque tanto o risco quanto o retorno devem ser considerados pelo administrador financeiro que está avaliando uma alternativa de decisão? O Retorno e o risco são na verdade as principais determinantes do preço da ação, que representa a riqueza que os proprietários têm investida na empresa.

8– Qual é o objetivo da empresa e, portanto, de todos os seus administradores e funcionários?

O Objetivo da empresa e, portanto , de todos os seus administradores e funcionários, consiste em maximizar a riqueza dos proprietários em cujo o nome é operada. A riqueza dos proprietários das sociedades por ações se mede pelo preço da ação, que , por sua vez, baseia –se no momento de ocorrência , na magnitude e no risco dos retornos ( fluxos de caixa).

9– Quem são os principais participantes nas transações das instituições financeiras? As Principais instituições financeiras que operam no mercado norte – americano são os bancos comerciais, as associações de poupança e empréstimo , as cooperativas de credito , as caixas econômicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com