TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

contador, juntamente com a administração, decide o que evidenciar de forma mais detalhada, e isto pode levar o leitor a interpretar melhor.

As informações então devem ser, a princípio, capazes de revelar a todos os usuários evidências claras para a interpretação, por menor conhecimento contábil que o leitor possa ter.

Os usuários externos, preocupação maior da evidenciação, conforme a estrutura conceitual de contabilidade define em Normas Internacionais de Contabilidade, são sete:

Investidores, que fornecem o capital de risco e estão interessados em informações para avaliar a capacidade de rentabilidade e de pagamento de dividendos pela empresa;

Empregados, normalmente por meio de grupos representativos, buscam informações que demonstrem a estabilidade e lucratividade de seus empregadores;

Emprestadores, que se preocupam principalmente com a liquidez da empresa;

Fornecedores e outros credores comerciais, semelhantemente aos emprestadores, mas consideram normalmente um período mais curto;

Clientes, que se preocupam com a continuidade operacional da entidade;

Governo e suas agências, que se interessam na destinação de recursos, a fim de regulamentar e tributar os resultados das empresas e, por fim;

Público, que, de diversas maneiras, se interessam pela influência da organização na economia local visando inclusive aspectos sociais.

Considerando um usuário investidor que tenha muitos recursos, mas que não tenha cultura e formação, é impossível pensar que as evidências de informação demonstradas o levarão a emanar boas decisões de investimentos, seria necessário, sem dúvida, um intermediário entre a empresa e o investidor, tarefa normalmente delegada a um profissional experiente na área contábil e financeira.

Em Garcia (2006, p. 3) podemos ver algumas das funcionalidades relacionadas aos sistemas de informações e que buscam evidenciar de forma mais precisa e analítica os custos empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com