TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiemtal

Artigo: Gestão Ambiemtal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão ambiental (conceito)

 Gestão ambiental - é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não, recuperação de áreas degradadas, o reflorestamento, métodos de exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.

À medida que a sociedade vai se conscientizando da necessidade de se preservar o meio ambiente, a opinião pública começa a pressionar as empresas a buscarem formas alternativas de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional. A partir do momento que a empresa coloca no mercado um produto que mostra a preocupação com a preservação do meio ambiente, esta empresa juntamente com seu produto, passa a se tornar uma referência. Desta forma, surgiram várias normas que definem os procedimentos relacionados à gestão ambiental, tais como as da família ISO14000, que certificam que a empresa cumpre tais procedimentos em suas atividades produtivas e gerenciais.

Sistema de Gestão ambiental sua difusão no cenário nacional

Os últimos anos tem sido de grandes transformações sociais e econômicas,a reestruturação dos processo produtivos na industria. Com essa transformações vem uma intensa discussão do futuro humano no planeta ,centralizados pelas questões ambientais .

Tais reflexões sobre a questão ambiental tem trazidos grandes questionamentos sobre o papel da industria na sociedade,não só em relação a extração da matéria prima na natureza,mas também em relação aos modelos de produção e consumo ,baseados no aumento da produtividade. Com isso tem causado a degradação do meio ambiente.

E na tentativa de amenizar esse questionamentos foram criadas modelos e técnicas para gerenciar a questão ambiental,a mais significativa foi a SGA –sistema de gestão ambiental.

Essas estratégias de gestão ambiental muitas vezes ,são encaradas como receitas definitivas e milagrosas para os desafios pelo gerenciamento ambiental. (Braga,1995).

Diante disso ,torna-se agitada e aprofundada tal reflexão sobre as configurações produtivas e sociais que tais tecnologias gerenciais vêm adquirindo nos contextos nacionais e sua implicações para modernizar os processo.

O que é Um SGA ?

Sistema de Gestão Ambiental ( SGA), é um conjunto de procedimentos sistematizados que são desenvolvidos para que as questões ambientais sejam integradas à administração.Por uma melhor interação entre as atividades desenvolvidas e o meio ambiente,ou seja o SGA é um processo voltado a resolver,diminuir,e/ou prevenir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com