TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Contabil

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Contabil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  212 Visualizações

ETAPA 1

A abertura de empresas envolve 12 órgãos das esferas federal, estadual e municipal, são eles: Prefeitura; Junta Comercial ou Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ); Receita Federal; Corpo de Bombeiros (estadual); Secretaria de Fazenda Estadual e/ou Secretaria de Fazenda Municipal; Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou Vigilância Sanitária Estadual ou Vigilância Sanitária Municipal; IBAMA ou órgão de licenciamento ambiental estadual.

É importante ressaltar que nem toda empresa precisa se regularizar na vigilância sanitária (federal, estadual ou municipal) ou no órgão de licenciamento ambiental (federal ou estadual).

A primeira etapa da abertura de empresa se dá com a consulta de viabilidade de localização, na qual a Prefeitura avalia se a atividade pode ser exercida no local desejado. Embora seja um procedimento simples, tal consulta na maioria das cidades é feita apenas presencialmente.

Uma vez realizada a consulta de viabilidade de localização, o próximo passo é elaborar o Contrato Social da empresa e, com exceção das sociedades enquadradas nas categorias Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte, obrigatoriamente procurar um advogado registrado na Ordem de Advogados do Brasil (OAB) para vistar o contrato.

Munido do Contrato Social e de mais doze outros documentos – entre requerimento, cópias autenticadas do contrato e cópias de identidade e CPF – o empresário deve registrá-lo na Junta Comercial1, onde será obtido o Número de Inscrição no Registro de Empresas (NIRE). Nesse momento será realizada uma pesquisa de viabilidade de nome pelo órgão, para verificar se este já se encontra em uso.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com