TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão e Responsabilidade Social

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Serviço Social

Disciplina: Gestão e Responsabilidade Social

Aluna: Bruna Tarefa 08

A partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS e dos resultados da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima - COP 21:

Identificar o que podem significar os ODS e a COP 21 para a gestão e responsabilidade social e como podem contribuir para os processos de trabalho do Assistente Social.

               Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial com 17 objetivos e 169 metas foram assumidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com os objetivos e metas, são previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Foram concluídas em agosto de 2015 as negociações que culminaram na adoção dos objetivos de ODS, por cúpula das nações unidas para o desenvolvimento sustentável. Processo iniciado em 213, os ODS deverão orientar as politicas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os objetivos do desenvolvimento do milênio (ODM).

Já a Conferência das Partes (COP), constituída por todos os Estados, é o órgão decisório da Convenção, que se reúne a cada ano onde as decisões são tomadas para cumprir metas de combate às mudanças climáticas. As decisões só podem ser tomadas por unanimidade pelos Estados Partes ou por consenso. A COP realizada em Paris será a vigésima primeira, portanto “COP21” onde os 196 integrantes da ONU vão tentar chegar a um consenso sobre como lidar com as mudanças climáticas.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a COP21 para a gestão e responsabilidade social podem causar significante melhora: na qualidade de vida; às necessidades humanas; saúde; educação; habitação, entre outras. As mobilizações para o desenvolvimento e garantia da cidadania  e os movimentos sociais passam a ser espaços significativos também, proporcionando importantes propostas de continuidade dessa democracia igualitária, em busca de caminhos futuros e sustentáveis.

Desta forma, tais situações atuais passam a ser consideradas relevantes para a gestão e responsabilidade social e consequentemente a “erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros” fazem parte das demandas e Processos de trabalho do Assistente Social.

A atuação de profissionais competentes, comprometidos e participativos se faz de fundamental importância, dentre eles, o assistente social. Há a necessidade da inserção profissional, nesse contexto, ocorrer de forma equilibrada e cuidadosa, crítica e construtiva, discernindo claramente a contribuição que o assistente social pode trazer para um trabalho de qualidade social no âmbito do ambiente.

 Fontes: http://plataformaods.org.br/ - Acesso em 26/04/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (744.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com