TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestõa E Orçamento Empresarail

Artigos Científicos: Gestõa E Orçamento Empresarail. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo abordar os assuntos que foram apresentados em sala de aula. Portanto, serão explanadas informações conceituais e teóricas que embasam o tema Orçamento e Gestão Empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

O Orçamento e a Gestão Empresarial, era visto, por muitos empresários, administradores e até contadores, como uma ferramenta que auxiliava a planejar o fluxo de caixa das empresas. Todavia, atualmente têm-se ampliado os horizontes do orçamento empresarial. Muitos contadores e administradores começaram a vê-lo como uma importante ferramenta que tem suas virtudes em ajudar as empresas a planejar e controlar suas atividades, de modo a facilitar a tomada de decisão.

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento é uma expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período especifico; Plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.

Entre os principais tipos de orçamento destacam-se o: orçamento geral e orçamento flexível, todos possuem características diferentes, mas visam o mesmo objetivo que é atingir os resultados esperados, ou seja pontos positivos no orçamento para a gestão.

2.1.1 – Orçamento Geral

O orçamento geral permite a composição antecipada de um Balanço e um Demonstrativo de Lucros e Perdas referente ao próximo exercício. Isso é possível através da relação quantitativa de todos os itens operacionais e financeiros da empresa.. Os orçamentos gerais são formados por dois grandes grupos de orçamentos parciais:

O primeiro grupo constitui o orçamento operacional que pode variar de empresa para empresa, abrangendo além das previsões de despesas e receitas das operações normais, as não vinculadas diretamente à atividade principal da empresa. Em geral, é composto dos seguintes orçamentos parciais: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de despesas de distribuição; orçamento de despesas administrativas e orçamento de outras receitas e despesas. O demonstrativo de lucros e perdas antecipado é composto pelas informações adquiridas no desenvolvimento dos orçamentos parciais.

O segundo grupo constitui o orçamento financeiro, composto pelo orçamento de caixa, orçamento de acréscimo de capital e projeção das depreciações. Esses orçamentos dependem de valores definidos no orçamento de operações e, por meio dessas informações, elabora-se o balanço antecipado.

2.1.2 – Orçamento Flexível

Existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre porque o orçamento é feito com base num determinado volume de operação que muitas vezes difere das operações reais.

Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.

2.1.3 - Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão

Impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos; Proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho; Motiva administradores e funcionários; Promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.

2.2 QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

O orçamento empresarial deve encarar, indispensavelmente, as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias conseqüências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.

Já, para as entidades sem fins lucrativos que auxiliam o Estado em suas ações, visando os interesses coletivos e viabilizando a prestação de serviços sociais, complementando as atividades que são exercidas pelo Estado, E por auxiliarem nas ações estatais, o poder público concede benefícios de ordem tributária a estas pessoas jurídicas, pois seria injusto tributar aqueles que ajudam o País no atendimento de serviços sociais, local onde os impostos cobrados deveriam ser direcionados.

2.2.1 – Isenção e Imunidade Tributária

Isenção é uma hipótese de não-incidência legalmente qualificada. Para outros, é uma exclusão do crédito tributário, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo (haja incidência), o ente tributante esta impedido de constituir e cobrar o crédito tributário.

As isenções não são extensíveis às taxas, a contribuições de melhoria e aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão.

Imunidade tributária é uma proteção que a Constituição Federal confere aos contribuintes. É uma hipótese de não incidência tributária constitucionalmente qualificada.

As imunidades previstas no artigo 150 da Constituição Federal só existem para impostos, mas não podemos esquecer que existem imunidades espalhadas na Constituição em relação às taxas e contribuições especiais.

A imunidade só atinge a obrigação principal, permanecendo assim as obrigações acessórias.

2.3 BALANÇO PRATRIMONIAL

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

O Balanço Patrimonial tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data Representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com